Você que come Chinabox acredita que está comendo uma verdadeira comida chinesa?
Lamento lhe informar que esse Chinabox aí é uma imitação barata para agradar o paladar brasileiro.
Hoje quero escrever para vocês sobre comida chinesa. Ihulll. NÃO, PARA! Não vamos festejar ainda, porque comida na China é um tema complicado até certo ponto. Antes de ir para China eu tinha pesquisado algumas coisas que me apavoraram, e quando eu cheguei aqui eu tinha medo de comer as coisas que eu não conhecia e outras eu conhecia mas não sabia a procedência. Levou tempo para relaxar e aproveitar a culinária chinesa. Nesse post eu iniciei uma prévia sobre as comidas chinesa, principalmente as barraquinhas de ruas. Mas hoje quero aprofundar mais o assunto, porque para mim foi um choque muito grande fisicamente e psicologicamente a adaptação à comida chinesa. Nesse outro post eu relatei também como é estar comendo ao lado de um chinês, porque a princípio você pode perder o apetite caso tenha sido convidado para um jantar, então é sempre bom saber o que nos espera em uma mesa de restaurante. E aqui nesse post você pode ler sobre como foi minha chegada na China, como foi sentir o cheiro da comida e comer pela primeira vez.
Mas vamos lá, vou dividir em etapas como sempre faço para facilitar a leitura.
- Cheiro;
- Supermercados;
- Restaurantes;
Cheiro
Se depender do cheiro você não come. Já falo isso de primeira, porque o cheiro te enoja. Eu andava nas ruas e quando passava na frente das barraquinhas quase vomitava. Depois de três semanas meu nariz começou a se adaptar, mas sempre tem um ingrediente que tem cheiro ruim. Por exemplo tofu, tofu tem cheiro de c* e todo chinês come, vai entender!
Tem uma seção no supermercado que só tapando o nariz para passar. É uma parte com peixes seco, noooosssssaaaaaa como isso catinga.
Têm os churrasquinhos de rua que cheiram bem, quando não estão assando tofu, é claro!
Mas no geral o cheiro não instiga o paladar. Experimentar é o segredo, tente, às vezes o sabor é diferente.
Supermercados
Para quem vive em apartamento e tem como cozinhar é bem tranquilo comer na China, caso você não goste da comida local. Eu vivi alguns meses em apto e cozinhava. Como foi bem no início eu não comprava nenhum tipo de carne por medo da procedência. Minha lista de compra era, ovos, queijos, bacon, pães, arroz, macarrão, camarão, verduras e frutas.
Depois de alguns meses experimentei o frango e afirmo que o frango da China é bom, não tenha medo de comer. Sempre fazia um macarrão alho e óleo com filé de frango, uma delícia.
A carne bovina na China não é tão consumida como no Brasil, chineses comem muito porcos, ovelhas, patos e frangos.
Alguns amigos compravam carne vermelha, mas eu nunca me arrisquei, porque a China vende bastante carne de jumento e cavalo, e eu não sei diferenciar da carne bovina.
Carne suína é bem tranquilo de comprar, e de boa qualidade e para quem gosta de pato também é uma boa pedida.
Não é tão comum encontrar, mas alguns supermercados tem carne de tubarão, eu nunca provei, dizem que é bom.
Em todos os supermercados haverá aquários com peixes, crustáceos e anfíbios vivos para compra. Tem seu lado bom, pois deste modo você escolhe e sabe que o alimento é fresco. O lado ruim é ver sapos, moreias, tartarugas entre outras coisas estranhas esperando para serem escolhidos como prato principal. Éca!!
Uma das piores coisa que eu vi foram os caranguejos amarrados, só mexiam os olhos. Triste!
Todo supermercado tem também uma padaria, pão-de-ló você vai achar sempre, e muitas outras coisas gostosas. Em relação a pães e doces você não vai se decepcionar. Você encontra pãozinho doce, bolo, torta, biscoitos, etc.
E também tem uma seção de comida pronta. Você vai encontrar um frango ou pato inteiro ou em partes já assado, frito ou ensopado, macarrão, arroz entre outras iguarias. Eu comprava muitas coisas assim pronta já que vivi muito tempo em hotéis, comprava o arroz um franguinho. Uma dica, não se assustem com a cor alaranjada do frango é apenas um tempero.
Restaurantes
Alguns restaurantes chineses possuem os mesmos aquários que postei aí em cima. Você escolhe e eles preparam na hora. Quando estive em um restaurante desses eu comi camarão fresquinho.
Os restaurantes tradicionais chineses você não terá talheres para comer, tem que ser com os pauzinhos.
Nesses restaurantes vocês escolhe alguns pratos recebe um cumbuca de arroz que pode ser repetida quantas vezes quiser e todo mundo vai enfiando o hashi em tudo. O hashi vai na boca do chinês, volta para o arroz dele, depois vai para o prato coletivo e assim vai. No final da janta, todo mundo já pegou baba de todo mundo.
Nessa foto estamos comendo rãs ensopada, eu queria provar, mas foi só provar mesmo. Não conseguia comer sabendo que era rã, mas não é ruim, é uma mistura de peixe e frango.
Eu já comi carne de coelho e não sabia, assim que fiquei sabendo parei. Mas era bom :/
Comi cachorro? Não sei. Acho que não. Isso quero deixar bem claro.
Grande parte das minhas pesquisas era que chineses comem cachorro. Eu fiquei horrorizada como todos. Só para vocês terem uma ideia da lavagem cerebral que muitos sites me causaram. Eu e meus amigos não sabíamos o que era KFC (Kentucky Fried Chicken). Que é uma rede americana de fast food especializada apenas em frango, o cardápio estava todo em chinês como que eu ia saber.
Na chegada no aeroporto nosso patrão nos levou para comer no KFC. Ele comprou uns hamburguês para o grupo todo. A hora que ele foi no banheiro tiramos o pedaço de frango empanado do meio do hamburger e comemos só o pão, alface e maionese. Triste ser ignorante né? Pois é, nós pensávamos que era carne de gato ou cachorro empanada. Sem contar também que era pimenta pura. Então eu sempre pensava que eles colocavam bastante pimenta para disfarçar o sabor do cachorro. Aff que tolinha.
Mas e então, eles comem ou não carne de cachorro?
Sim, comem. Mas não é igual barraquinhas de cachorro-quente no Brasil que têm em qualquer esquina. Eu levei quase dois anos para ver um restaurante que servia. Muitas pessoas que já viveram anos na China nunca viram. Eu criei um medo muito grande de ser enganada e comer carne de cachorro. Pura tolice minha!
Eles comem cachorro e não tem vergonha disso, e não irão lhe servir carne de cachorro por engano ou porque é mais barata. Até porque a carne de algumas raças de cachorro são caríssimas. Se tu queres comer carne de cachorro, peça e terás, sem pedir eles não irão lhe servir. E a China não é a única que consome carne de cachorro, muitos países da Ásia e da África também.
A carne de cachorro pode se preparada na panela de pressão ou assada.
Tem uma rua na cidade de Shenzhen que era meu caminho diário, porém eu nunca tinha imaginado que um determinado restaurante dessa rua servia carne de cachorro. Havia uma vitrine com pedaços de carne amostra, eu sabia que não era carne de boi, mas eu lá ia adivinhar que era de cachorro? Um certo dia venho caminhando e olho para a tal vitrine e vejo o cadáver inteiro pendurado por um gancho no pescoço. Choquei! Eu juro que queria bater uma foto, mas fiquei constrangida, pois eu era a única estrangeira na rua, bater a foto do cachorro pendurado era para eu ser taxada de preconceituosa. Simplesmente segui o meu caminho e sempre que passava por ali dava uma espiada. E pelo o que notei a freguesia era grande, rapidamente era vendido e reposto.
A carne de cachorro é dura e precisa de tempo na panela de pressão. Então se você chegar em um restaurante e tiver uma panela de pressão chiando, cai fora!
Muitos chineses que possuem cachorro e não comem outros não gostam por conta do sabor.
Eu não gosto de julgar ninguém e muito menos os chineses.
Um amigo chinês me disse que: "Chinês come tudo que é vivo"!
Uma colega minha bateu uma foto de um cachorro inteiro assado. Devo admitir que mesmo que eu tivesse a foto não postaria aqui por dois motivos, primeiro porque acho agressivo a imagem sendo que nós brasileiros temos uma visão tão humana do cachorro, e segundo é que apesar de eu não concordar com tal ato eu respeito a cultura chinesa.
E continuando com a minha ignorância inicial de não querer comer nada achando que era um chihuahua. No natal todos os funcionários estrangeiros da empresa chinesa a qual eu trabalhava foram convidados para uma janta. Todo mundo comendo e eu e os meus amigos brasileiros na coca-cola e alface. #MEDO!! Mas eles estavam comendo apenas carne de ovelha e pastéis de vegetais com carne de porco. Triste ser ignorante né? Tá bom, dá um desconto faziam apenas três dias que estávamos na China.
Mas, com o passar do tempo fomos descobrindo formas de comer bem, e comer o que nós queríamos. Eu entrava na cozinha do restaurante e mostrava os ingredientes que queria que fosse colocado na minha refeição. Já que grande parte das cidades que fui ninguém falava inglês era assim que funcionava.
Nem sempre mimica funciona, às vezes eu tinha que apelar para as onomatopeias. Cááá cáricá, au-au-au, Muuuuuuuuu.
Para finalizar quero dizer a vocês que grande parte dos temperos usados na comida chinesa são compostos de muito óleo, molho soyo, entre outros molhos e óleos que não sei dizer e muita pimenta . A mistura de todos esses ingredientes é um desastre na hora da "oferenda pro mar".
Nos meus quase três anos na China eu nunca precisei fazer força para despachar a bagagem. Era quase líquido e ardente, com muitas lágrimas e suor em ocasiões especiais. Ufffffff
Então não se assustem, você não está com desarranjo, isso é normal devido a sua alimentação.
Fiquem com Deus e até a próxima! Beijo da Gaivota!
não precisa entrar em detalhes, já deu p/ sentir o mau gosto hahaha
ResponderExcluirEles não sabem o que é bom hehehehehe
ExcluirNossa, consegui sentir todos os sentidos enquanto fui lendo, sentidos nada bons só imaginando essa comida da China. E eu muito, principalmente na parte do despacho líquido e ardente, kkkkkkkkk.....comendo uma comida dessas dá para imaginar a ardência e também o cheiro do despacho! Muito bom prima, adorei a leitura!
ResponderExcluirhuahuahau que bom que gostou!!! tem muitas histórias engraçadas no blog hehehehehe
ExcluirQuiz dizer: rir muito* 😉
ResponderExcluirSobre as onomatopéias, ri demais rsrs.
ResponderExcluirBlog maravilhoso rs, vim pela dúvida sobre as carnes.
Um abraço, tudo de bom!