Você imagina como seja uma danceteria na China?
Eu não fazia a menor ideia!
Os clubes chineses são bem diferentes dos nossos em todos os aspectos. Eu trabalhei muito tempo na "night chinesa" e hoje quero falar um pouco de como é a vida noturna na China.
Primeiramente quero falar qual é o meu trabalho na China. Muitos sabem que estou aqui mas não sabem exatamente o porquê. Pois bem, vamos lá contarei a vocês como tudo funciona.
Depois que terminei a faculdade de Educação Física resolvi que queria trabalhar com dança fora do Brasil. Procurei pela internet e achei a Latin Artistic Productions, hoje chamada L.art Produções, conversei com a proprietária e a partir dai começou minha história. Fui para São Paulo ensaiar e depois de três semanas eu estava na China. Somos um grupo de quatro pessoas, três mulheres e um homem, nosso estilo de dança é Hip Hop e Pop. O trabalho consistia em apresentações em clubes, hotéis, festivais e eventos.
São clubes como os nossos onde pessoas saem para dançar, beber e se divertirem, apenas o "estilo chinês" de fazer isso que é um pouco diferente.
No Brasil as atrações que você encontra em uma danceteria são Djs e bandas. Alguns clubes mais diferenciados até proporcionam outros tipos de atrações, mas é raro.
Com esse grupo trabalhamos em seis cidades diferentes, Fuzhou, Shaowu, Xiamen e Jiangyin, Enshi e Xiantao. O que muda são apenas as pessoas e a estrutura do clube, porque o estilo chinês de curtir balada é o mesmo.
Como os chineses curtem a noite?
Chinês não vai para balada para pegar a mulherada. Ele vai para balada com os amigos, para fechar um negócio, ou para ostentar dinheiro, comemorar um aniversário e beber até cair.
Você dificilmente vai escutar de um chinês dizendo: "Ai amiga vamos pra balada dançar".
Em muitas fotos que posto é possível ver que não há pista de dança, apenas palco, alguns grandes outros minúsculos.
Todas as baladas consistem em camarotes vip, mesas e palco. Você quer dançar, dance no seu camarote. Quando não há atração no palco, por exemplo no intervalo ou já acabou os shows, eles se jogam para o palco e fazem dele a pista de dança. Mas isso só acontece mais pro final da festa onde a galera já "tá mais pra lá de Bagdá"
Nesse post aqui você já terá uma ideia de como os chineses se comportam, principalmente nas bebedeiras. Sim, eles bebem exageradamente até cair. Não funciona igual no Brasil que cada um enche seu copo e fica bebendo como quer. Aqui os copos são pequenos acho que de 50 ml, você brinda e mata esses 50 ml.
O que eles bebem??
Tudo depende de quem está sentado no camarote. Que fique claro esses camarotes vip não é necessário pagar para sentar, nem precisa pagar pra entrar na balada.
Normalmente chinês com muito dinheiro gosta de sentar no camarote mais visível para ostentar. E uma das formas de ostentar é o que você pede para beber. Conhaque e Whisky são os top de linha de ostentação. Se você estiver passeando e ver em uma mesa uma garrafa dessa, o moço tem dinheiro.
Agora você vai sempre ver galera mais jovem com cervejas. Esses não tem tanto dinheiro mas são os mais divertidos. Detalhe a cerveja passa "miles away" da geladeira. Sai do depósito e vem direto para sua mesa. Há quem recuse, mas quem não tem opção aprende a tomar quente mesmo.
O whisky eles mistura com chás, até chá de jasmim. ÉÉÉccaaaa.
Pra mim chá de jasmim é um horror, o cheiro me lembra cemitério, tomar o chá então...cruzzzziiiiiii
No conhaque normalmente misturam com água e Vinho misturam com Sprite.
A mistura já tem uma medida padrão. Em uma jarra de 1 litro você coloca 50ml do Whisky por exemplo e o restante completa com chá. Ai você me pergunta. "Ahhh mas assim é fácil de beber, não ficam bêbados nunca". Meus caros leitores, ai que você se engana. Você está numa mesa com sete chineses. Há os brindes coletivos na abertura dos "trabalhos" rsrsrs, ai depois eles começam a brindar um por um. Pensa, você bebe uns oito copos em menos de cinco minutos. Corra, fuja, finge que vai no banheiro! Porque se já acabou a primeira rodada, prepara que vai começar outra. Sem falar dos jogos infantis que eles ficam fazendo a noite toda para beber. Pedra, papel e tesoura, dados entre outros.
Junto com as bebidas é servido uma travessa com frutas, tais como, melancias, melões, maças, tomates cereja, canas, laranjas, etc. Você também pode pagar por petiscos, tais como, amendoins, espetinhos de peixe, espetinhos de frango, vargens, legumes com muita pimenta, pé de galinha, pistaches, sementes de girassol, etc. É infinito a variedade de coisas que eles comem na balada e muitas delas eu nem sei o que é.
Chinês é tímido, mas depois de algumas biritas o negócio muda. E eles não sabem como se comportar para paquerar uma mulher. Pode parecer estranho mas grande parte das iniciativas partem das mulheres. Alguns se tornam folgado e acham que são os donos do mundo e outros sabem muito bem como cortejar uma mulher.
A maioria dos clubes chineses começam e terminam cedo. Á partir das 8h da noite o clube abre e fecha em torno das 2h da manhã. Muitos dos clientes são homens de negócios que saem do trabalho e vão tomar um negocinho. Alguns vão em grupos de amigos. As baladas da China oferecem um serviço que para muitos é mal interpretado. O serviço das "Hostess" que significa recepcionista, seja de restaurantes, clubes e eventos, muitas vezes confundido com acompanhante. Deixe-me explicar a diferença, poque no Brasil acompanhante é nada mais nada menos que uma prostituta.
Na China não tem nada haver com isso. Como nosso primeiro trabalho foi em um clube novo, a primeira semana o clube não estava cheio. E as mesas ao redor do palco estava sempre cheio de chinesas. Eu dizia para meus colegas: "eles devem tá pagando elas para fazer volume". Mas logo na segunda semana a balada começou a ferver. E elas já não estavam mais ali. Essas meninas trabalham para o clube como "Hostess". Um cliente chega na balada com dois amigos e querem uma companhia feminina. Eles escolhem um duas ou três meninas para sentarem com eles no camarote, jogar os tais joguinhos infantis e beberem. Assim que o cliente vai embora elas retornam para a mesa dela na espera do próximo cliente. Acreditem se quiser, é apenas para beber. Elas ganham uma parte no valor que o cliente pagou, e normalmente ganha um extra do próprio cliente quando ele vai embora.
Eu sei que pode parecer estranho ou parecer igual a um serviço de prostituição, mas nesse caso elas estão usando a simpatia e o fígado para ganhar dinheiro. Porque os clientes fazem elas beberem muito e depois de muito álcool acontece sempre uns episódios chatos. Alguns chineses alterados querem passar a mão e tal, mas elas que limitam até onde o cliente pode ir.
A diferença cultural é muito grande. Estamos acostumados com um mundo que tudo é malíciado. E quando você se encontra num local onde sentar pra beber com um cliente não é visto como prostituição é estranho. Nosso grupo nunca fez parte desses serviços. O que ocorria era o diretor do clube levar o grupo para cumprimentar alguém importante que estava na casa. Então íamos lá, brindava, sentava um pouco ria e depois voltávamos para nossa mesa. Fizemos muitas amizades boas visitando os camarotes.
Só pra finalizar esse tema, muitos maridos contratam as "Hostess" para sentarem junto, para que sua esposa tenha uma mulher para conversar, brincar, beber.
Mas é óbvio que existe prostituição na China, mas se acontece algo entre as "Hostess"e o cliente, isso acontece fora do clube. E o clube não tem noção alguma se acontece ou não.
Chinês adora ter amigo estrangeiro. E quando estamos em nossa mesa sempre vem alguém querer brindar. É um sinal de respeito e admiração pelo seu trabalho. Para eles é uma honra ter artistas e ainda mais estrangeiros bebendo na mesa deles.
Teve um chinês que só porque brindamos com ele, ele deu em torno de $50,00 para cada um. Nós olhamos um para cara do outro e pensamos: "OK, mas o que devemos fazer?". Essa cultura mundial de que quando você recebe dinheiro tem que dar algo em troca nos consome. E o diretor respondeu: "Nada, ele deu dinheiro em forma de agradecimento por vocês terem vindo aqui brindar com ele". Ficamos tão lisonjeados que até bebemos mais um pouco com esse chinês.
A questão do dinheiro é como se fosse um presente por você aceitar estar brindando com supostos grupo de chineses. Não aceitar o dinheiro é falta de respeito. Porém alguns grupos de chineses homens ricos depois que bebem muito confundem as coisas e perdem seus princípios. Mas isso acontecem no mundo todo.
Depois de um tempo aprendemos a lidar com algumas situações, tais como observar o nível de caráter deles, e só aceitar brindar com pessoas do bem.
BALADAS CHINESAS
Ao decorrer de todos os lugares que trabalhamos fizemos muitos amigos, amigos chineses e de outros países, e também já até brigamos com alguns chineses por serem muito mal educados.
Em alguns vídeos e fotos é possível observar que chineses gostam de atrações que possam divertir a noite deles. Tais como cantores, bailarinos, malabaristas, humoristas, músicos, entre outros.
Tudo que é diferente do convencional se torna agradável para eles.
Chinês ama karaokê, tem milhares de clubes chamados KTV exclusivos só de karaokê. São várias salas muito bem equipadas onde com privacidade eles comem, bebem, dançam e cantam.
Algumas baladas como as quais a gente trabalha também possui serviço de karaokê, as salas são localizada dentro dos clubes, porém em lugares estratégicos para que nenhum som invada a privacidade do outro.
CLUB - CD3 - BEYONCE + SHAKIRA
Vale lembrar também que todos os clubes para possuírem atrações internacionais necessitam de licença para o funcionamento. Portanto, em grande parte do meu trajeto na China eu pensava estar dentro da lei, mas muitos clubes mentem, porque não querem pagar tudo que é muito caro. Mas isso falo em outro post.
Abaixo tem mais alguns videos de nossas apresentações, para vocês assistirem um pouquinho do que a gente apronta por aqui! Sei que muitas pessoas tem curiosidade e até mesmo receio quando falamos de trabalhos com dança fora do país. Mas existem sim agências responsáveis que fazem tudo correto. A China é um país que valoriza muito atrações internacionais, um lugar muito bom para artistas trabalharem. Aconselho quem tem vontade de fazer isso que procurem agências confiáveis, pesquisem, perguntem para quem já fez parte de alguma agência. Sei que mesmo com todas as coisas explicadas todos têm medo sobre o que irão encontrar. A cultura a qual hoje eu vivencio aqui na China é totalmente diferente do Brasil, seja na comida, na vestimenta, no comportamento, enfim, são milhares de coisas que se não forem analisadas de perto podem aparentar serem outra. O grande e famoso ditado "As aparências enganam"
CLUB - BRT - HIP HOP
Uma Dica: durante o todo esse tempo que estou na China aprendi muitas coisas. A mais importante de todas é não julgar, procure entender o que você está vendo. Assim você aprenderá a não obter o famoso pré - conceito de algo que você não tem conhecimento.
Fiquem com Deus! Beijo da Gaivota!
Comentários
Postar um comentário