Pular para o conteúdo principal

Hábitos Chineses


Tudo o que minha mãe me ensinou que é falta de educação aqui na China é normal!

Lembro que quando comecei a postar a minha experiência sobre conviver com os chineses, algumas pessoas comentaram que eu estava mentindo, sendo que muitas outras pessoas se identificaram com os meus relatos.
O que posso dizer é que possuímos ponto de vista diferentes sobre como a cultura nos atinge, e eu não inventaria algo sobre ao qual eu não presenciei. Não preciso disso. Passar férias em um determinado local é completamente diferente de viver dia-a-dia com uma cultura. Eu vivi quase 3 anos na China em mais de 30 cidades, desde das metrópoles a vilarejos. 
Não acho que vivi o suficiente para conhecer a fundo os chineses, mas o pouco que eu conheci me deu informações suficientes para escrever a verdade nesse blog.
Clicando aqui você pode também conhecer mais o convívio direto com os chineses entre outros comportamentos diários. 

Hábitos estranhos

Vou separar alguns hábitos estranhos que foram aparecendo diariamente na minha estadia na China.
Alguns comportamentos são tudo o que minha mãe me proibiu de fazer seja dentro ou fora de casa.
  • Comer e digerir;
  • Fumo e drogas;
  • Beber;
  • Higiene pessoal;
Comer e digerir

Estar ao lado de um chinês comendo é o mesmo que sentar ao lado de um chocheiro de porco. SÉRIO, eles fazem muitooooo barulho para comer. Os chineses mastigam de boca aberta e sugam a comida. 
Como muitos sabem os países orientais comem com "hashi". Sabem usar garfo e faca? Sim, pois alguns restaurantes tem a opção do uso de talheres, mas eles sempre escolhem os pauzinhos. 
Certo dia eu fiz o teste para saber se sugar a comida na ponta do hashi era mais fácil. Pois não é que é. 
Mas essa sugação não é só com comida. Lembra aquela sua tia que para tomar uma sopa ou um café quente faz aquele schlliiiiiiiiiiii??? Então, é bem pior. Todo líquido ingerido por chineses tem o mesmo som de um ralo de pia quando está terminando de sugar a água.
Eu ficava observando se eles não sentiam vergonha de fazerem tanto barulho para comer. E comecei a fazer os mesmos sons para ver a reação deles, mas não fazia diferença alguma. Para eles se você comer de boca aberta ou fechada não importa. Eu até perguntei para um amigo chinês se ele conseguia comer sem fazer barulho, e ele disse que não, porque a comida estava muito quente. Mas na verdade não é essa razão, se você cresce vendo todo mundo comendo assim, então comer desse jeito é normal. 
Uma das coisas mais nojentas que eles fazem o tempo todo até mesmo quando estão comendo é "escarrar". Imagina você sentado numa mesa com chineses e um deles puxar aquele catarrão e cuspir no chão do restaurante. Pois é, eu já presenciei isso. Eles cospem em qualquer lugar até mesmo dentro de elevadores. Antes eu até pensava que era um gesto de desgosto. Porque sempre que eu chegava perto de um chinês o catarro velho já colava no chão. E eu pensava que estavam com nojo de mim, mas depois percebi que é normal. Eles dizem que as coisas que não prestam devemos expelir. SÉRIO, não é uma cuspidinha de leve, eles puxam quase o pulmão para fora.
Mas devo admitir que todos esses barulhos só me incomodaram por um certo tempo, depois eu já nem ouvia mais, é como se meus ouvidos eliminassem aqueles sons que já não eram mais novidade.
E como se não bastasse uma bateria de escola de samba para comer um simples prato de macarrão, o chinês ainda solta um arroto na sua cara. Aquele arroto quente que você descobre até o que ele comeu no café da manhã.
Pensa que acabou! Nananinanão!
Se o tal prato de macarrão não caiu bem, seu amigo chinês não irá hesitar e dar aquele peidinho básico para finalizar a lambança toda que ele começou.

Chinese Restaurant












Fumo e Drogas

Fumam demais e em qualquer lugar, restaurantes, elevadores, etc.
Chinês vive oferecendo cigarro para os amigos ou conhecidos. Se você não aceitar é uma falta de respeito para com eles. Pessoas de negócios antes mesmo de iniciar qualquer assunto o oferecimento de cigarro é a boas vindas do início da conversa. Se você faz negócios com chineses e não fuma, pelo menos finja que fuma, eles ficaram lisonjeado pelo seu gesto. Tem um cigarro chinês que custa 100¥ a carteira, só as pessoas mais ricas tem condições de pagar por um cigarro desse. Imagina se um chinês que te oferece um cigarro desse e você recusa. Ele vai ficar como?? #chateado
Porque com 100¥ na China um chinês de classe baixa come quase que por 10 dias. 
Eles se vangloriam quando oferecem o tal cigarro e não fumam cigarros importados. 
Os chineses ricos adoram um pózinho.... Em particular uma droga chamada Quetamina, que se originou na Índia. Bem parecida com cocaína, porem não tão pó, são cristais pequeninhos. 
Que fique claro, nunca usei esses tipos de drogas, SOU BEM CARETA, mas em certos lugares é tão explícito e oferecido descaradamente que você acaba aprendendo o que é o quê. 
Fumam maconha também. A maioria dos jovens se encontram em quartos de hotéis para fumar maconha. Eu conheci um cantor chinês que foi famoso, mas acabou com sua carreira por causa da quetamina. E até hoje não consegue se livrar do vício.

Beber 

Esses bebem, hein?! 
Nunca imaginei que os chineses fossem um povo para beberem tanto.
Chinês não vai para balada para dançar, vai para beber até cair, assim que ele estiver no auge da bebedeira, vai para casa. E isso não demora muito não. Um grupo de amigos fica no clube em torno de três a quatro horas no máximo.
Os chineses ficam bêbados rapidinhos pela forma de como eles bebem.
Como assim??? Deixe-me explicar
Chineses sempre inventam uma forma para ficarem bêbados juntos. Eles fazem isso através de jogos com dados, papel/pedra/tesoura entre outros jogos infantis, e claro o perdedor sempre bebe. Mas além disso tem as bebedeiras sociais através de brindes. Eles sempre bebem brindando, não existe essa coisa de golinho. Você nunca beberá sozinho. Se você levantar seu copo da mesa para colocar na boca, antes tem que ser brindado com alguém, e esse copo deve ser esvaziado, não pode deixar nem uma gota dentro. Se você não beber o conteúdo do copo, o chinês fica bravo e olha para você mostrando o copo dele virado em cima da cabeça querendo dizer: "Olha, meu copo está vazio, esvazie o seu por favor"
Claro que o copo é menor, não é um copo de 200ml, mas há quem faça alguns desafios com longnecks. Não é fácil! hehehehe
Agora falando de água. É difícil ver chinês bebendo água. Eles até bebem mas é água quente ou chá. Os táxistas sempre tem uma térmica no carro com chá.  
Certo dia eu estava no banco para trocar dinheiro e pedi um copo de água. O que eu recebo? Um copo de água quente. Minha cara foi de hããã??? Mas tomei né? Estava com sede, mas me fez lembrar quando eu tinha uns 5 anos que eu tive caxumba e minha vó não me deixava tomar água temperatura ambiente. Foi estranho, mas como tudo é questão de costume, hoje eu bebo água quente amarradona.
Nos clubes também, se você pedir água (que é de graça) vem um copinho de água quente.

Chinese New Year CD3 Club

Chinese Club

























Higiene Pessoal

Para finalizar esse post vamos falar de um item importante na higiene pessoal, DEPILAÇÃO. Pelo menos foi o que minha mãe me ensinou a me depilar. Pois bem, as chinesas não se depilam. Nem axilas, nem virilha, nem buço, nem nada. Sabemos que os pelos servem de proteção para nosso corpo, se a pessoa não quer fazer uma depilação TOTAL, tudo bem, mas pelo menos uma aparadinha não faz mal a ninguém, né? 
Têm algumas que já começaram a observar que uma mulher com sovacão peludo não é nada bonito, mas tem outras que não tão nem aí pra hora do Brasil. 
Como eu sei disso?? huahauha 
Então, em um clube que trabalhei nosso grupo dançava uma coreografia junto com uma cantora chinesa. Na pose final da coreografia ela levantava o braço bem ao meu lado. Quando eu vi aquilo choquei, um chumaço naquele sovaco que me deu até ânsia. hehehehehe 
Então, logicamente pensando que se elas não depilam o sovacão, como será o estado dos países baixos?? #MEDO. 
Eu fui em uma loja onde o provador era comunitário, e já havia uma moça lá dentro com uma calçola gigante, e uns fiapos liso e preto na virilha. No entanto, pensei que poderia ser uma exceção. Nem todo mundo tem de ser adepto a depilação, não é mesmo?
Mas então chegou o dia que fomos para um SPA. Em academias e SPA o chuveiro é comunitário, mas foi no SPA que eu assistir um show de horrores, sério genteeee, é liso e forma um tufo muito engraçado. Eu só vi uma chinesa no meio de tantas outras que havia aparado a juba. Não é que eu ficava olhando a pomba delas, mas elas são brancas, quase florescentes com aquele tufo preto gigante não tem como os olhos não serem direcionados para aquele matagal. Conheço uns quatro por aí que sempre que saem com chinesas levam um kit Mach3 no bolso. hehehehehe 

Fiquem com Deus e até a próxima! Beijo da Gaivota

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como é viver na China? Chineses e seus hábitos estranhos

Chineses sempre surpreendendo! Eu poderia escrever um livro, pois a cada dia aparece uma surpresa. Igual um  "Kinder ovo" . Para quem pegou o bonde andando, não tem problema de ler esse post primeiro, mas saibam que os posts anteriores tem muitas informações sobre como é conviver com os chineses e seus hábitos. Uma das dicas chaves para se viver com chineses é: "aceitar que dói menos"! Você nunca vai mudar um hábito já enraizado na cultura deles. Se você não consegue aceitar comportamentos bem estranhos, melhor nem pisar na China ! Higiene pessoal; Corpo e vestimentas; Personalidade;                         Higiene Pessoal Começaremos hoje falando do princípio mais básico, higiene pessoal. Aff, isso é complicado por aqui. Grande maioria dos chineses não tomam banho todo dia, e ainda por cima não trocam de roupa , só não sei se trocam as peças íntimas, mas roupa não trocam não. Usam 3, 4 até 5 dias seguidos a mesma roupa. Imagina.... Não quero parecer rude

Comida Chinesa - O que os chineses comem?

Você que come Chinabox acredita que está comendo uma verdadeira comida chinesa? Lamento lhe informar que esse Chinabox aí é uma imitação barata para agradar o paladar brasileiro. Hoje quero escrever para vocês sobre comida chinesa . Ihulll . NÃO, PARA! Não vamos festejar ainda, porque comida na China é um tema complicado até certo ponto.  Antes de ir para China eu tinha pesquisado algumas coisas que me apavoraram,  e quando eu cheguei aqui eu tinha medo de comer as coisas que eu não conhecia e outras eu conhecia mas não sabia a procedência. Levou tempo para relaxar e aproveitar a culinária chinesa.   Nesse post  eu iniciei uma prévia sobre as comidas chinesa, principalmente as barraquinhas de ruas. Mas hoje quero aprofundar mais o assunto, porque para mim foi um choque muito grande fisicamente e psicologicamente a adaptação à comida chinesa.  Nesse outro post  eu relatei também como é estar comendo ao lado de um chinês, porque a princípio você pode perder o apetite  caso tenha s

Baladas na China - Bares e clubes chineses | Parte I

Você imagina como seja uma danceteria na China? Eu não fazia a menor ideia!  Os clubes chineses são bem diferentes dos nossos em todos os aspectos. Eu trabalhei muito tempo na "night chinesa" e hoje quero falar um pouco de como é a vida noturna na China . Primeiramente quero falar qual é o meu trabalho na China . Muitos sabem que estou aqui mas não sabem exatamente o porquê. Pois bem, vamos lá contarei a vocês como tudo funciona. Depois que terminei a faculdade de Educação Física resolvi que queria trabalhar com dança fora do Brasil. Procurei pela internet e achei a Latin Artistic Productions , hoje chamada L.art Produções , conversei com a proprietária e a partir dai começou minha história. Fui para São Paulo ensaiar e depois de três semanas eu estava na China. Somos um grupo de quatro pessoas, três mulheres e um homem, nosso estilo de dança é Hip Hop e Pop. O trabalho consistia em apresentações em clubes, hotéis, festivais e eventos. Chegamos na cidade chama

China, que país é esse???

  China Pirataria? Todo mundo de olho puxado? Miojo? Comer cachorro? O outro lado do mundo? Bom, essas foram algumas perguntas que me ocorreram quando descobrir que ia para China. Nunca havia passado na minha cabeça...  "Hoje acordei com vontade de viver dois anos na China",  não, não acordei com essa vontade e sim, vivi dois anos lá!  Quando eu me agenciei para trabalhar fora do país, a China não foi minha escolha mas sim a única opção naquele momento. E eu nem estava preocupada para qual país eu iria, minha ânsia pela viagem internacional era maior do que qualquer  " pré-conceito"  para com outra cultura que não fosse a minha. Então, a partir de agora vocês embarcam comigo em uma viagem cheia de aventuras sobre "Como é viver na China?" Cada um de vocês tem um motivo de estarem aqui. Ou porque me conhecem e querem ler o que eu vivi, ou porque gostam de ler sobre culturas diferentes, ou porque está planejando visitar ou  trabalhar na Chin