Pular para o conteúdo principal

Baladas na China - Bares e clubes chineses | Parte I


Você imagina como seja uma danceteria na China?

Eu não fazia a menor ideia! 

Os clubes chineses são bem diferentes dos nossos em todos os aspectos. Eu trabalhei muito tempo na "night chinesa" e hoje quero falar um pouco de como é a vida noturna na China.
Primeiramente quero falar qual é o meu trabalho na China. Muitos sabem que estou aqui mas não sabem exatamente o porquê. Pois bem, vamos lá contarei a vocês como tudo funciona.

Depois que terminei a faculdade de Educação Física resolvi que queria trabalhar com dança fora do Brasil. Procurei pela internet e achei a Latin Artistic Productions, hoje chamada L.art Produções, conversei com a proprietária e a partir dai começou minha história. Fui para São Paulo ensaiar e depois de três semanas eu estava na China. Somos um grupo de quatro pessoas, três mulheres e um homem, nosso estilo de dança é Hip Hop e Pop. O trabalho consistia em apresentações em clubes, hotéis, festivais e eventos.

Cidade Shaowu

Chegamos na cidade chamada Fuzhou, começamos a trabalhar em um clube que estava inaugurando.
São clubes como os nossos onde pessoas saem para dançar, beber e se divertirem, apenas o "estilo chinês" de fazer isso que é um pouco diferente.
No Brasil as atrações que você encontra em uma danceteria são Djs e bandas. Alguns clubes mais diferenciados até proporcionam outros tipos de atrações, mas é raro.

Clube CD3 Fuzhou China

Com esse grupo trabalhamos em seis cidades diferentes, Fuzhou, Shaowu, Xiamen e Jiangyin, Enshi e Xiantao. O que muda são apenas as pessoas e a estrutura do clube, porque o estilo chinês de curtir balada é o mesmo. 

Como os chineses curtem a noite?

Clube China CD3

Chinês não vai para balada para pegar a mulherada. Ele vai para balada com os amigos, para fechar um negócio, ou para ostentar dinheiro, comemorar um aniversário e beber até cair.
Você dificilmente vai escutar de um chinês dizendo: "Ai amiga vamos pra balada dançar".
Em muitas fotos que posto é possível ver que não há pista de dança, apenas palco, alguns grandes outros minúsculos.

Danceteria China

Todas as baladas consistem em camarotes vip, mesas e palco. Você quer dançar, dance no seu camarote. Quando não há atração no palco, por exemplo no intervalo ou já acabou os shows, eles se jogam para o palco e fazem dele a pista de dança. Mas isso só acontece mais pro final da festa onde a galera já "tá mais pra lá de Bagdá"

Nesse post aqui você já terá uma ideia de como os chineses se comportam, principalmente nas bebedeiras. Sim, eles bebem exageradamente até cair. Não funciona igual no Brasil que cada um enche seu copo e fica bebendo como quer. Aqui os copos são pequenos acho que de 50 ml, você brinda e mata esses 50 ml.

O que eles bebem??

Tudo depende de quem está sentado no camarote. Que fique claro esses camarotes vip não é necessário pagar para sentar, nem precisa pagar pra entrar na balada.
Normalmente chinês com muito dinheiro gosta de sentar no camarote mais visível para ostentar. E uma das formas de ostentar é o que você pede para beber. Conhaque e Whisky são os top de linha de ostentação. Se você estiver passeando e ver em uma mesa uma garrafa dessa, o moço tem dinheiro.
Agora você vai sempre ver galera mais jovem com cervejas. Esses não tem tanto dinheiro mas são os mais divertidos. Detalhe a cerveja passa "miles away" da geladeira. Sai do depósito e vem direto para sua mesa. Há quem recuse, mas quem não tem opção aprende a tomar quente mesmo.

O whisky eles mistura com chás, até chá de jasmim. ÉÉÉccaaaa.
Pra mim chá de jasmim é um horror, o cheiro me lembra cemitério, tomar o chá então...cruzzzziiiiiii
No conhaque normalmente misturam com água e Vinho misturam com Sprite.
A mistura já tem uma medida padrão. Em uma jarra de 1 litro você coloca 50ml do Whisky por exemplo e o restante completa com chá. Ai você me pergunta. "Ahhh mas assim é fácil de beber, não ficam bêbados nunca". Meus caros leitores, ai que você se engana. Você está numa mesa com sete chineses. Há os brindes coletivos na abertura dos "trabalhos" rsrsrs, ai depois eles começam a brindar um por um. Pensa, você bebe uns oito copos em menos de cinco minutos. Corra, fuja, finge que vai no banheiro! Porque se já acabou a primeira rodada, prepara que vai começar outra. Sem falar dos jogos infantis que eles ficam fazendo a noite toda para beber. Pedra, papel e tesoura, dados entre outros.

Junto com as bebidas é servido uma travessa com frutas, tais como, melancias, melões, maças, tomates cereja, canas, laranjas, etc. Você também pode pagar por petiscos, tais como, amendoins, espetinhos de peixe, espetinhos de frango, vargens, legumes com muita pimenta, pé de galinha, pistaches, sementes de girassol, etc. É infinito a variedade de coisas que eles comem na balada e muitas delas eu nem sei o que é.

Chinês é tímido, mas depois de algumas biritas o negócio muda. E eles não sabem como se comportar para paquerar uma mulher. Pode parecer estranho mas grande parte das iniciativas partem das mulheres. Alguns se tornam folgado e acham que são os donos do mundo e outros sabem muito bem como cortejar uma mulher.

A maioria dos clubes chineses começam e terminam cedo. Á partir das 8h da noite o clube abre e fecha em torno das 2h da manhã. Muitos dos clientes são homens de negócios que saem do trabalho e vão tomar um negocinho. Alguns vão em grupos de amigos. As baladas da China oferecem um serviço que para muitos é mal interpretado. O serviço das "Hostess" que significa recepcionista, seja de restaurantes, clubes e eventos, muitas vezes confundido com acompanhante. Deixe-me explicar a diferença, poque no Brasil acompanhante é nada mais nada menos que uma prostituta.
Na China não tem nada haver com isso. Como nosso primeiro trabalho foi em um clube novo, a primeira semana o clube não estava cheio. E as mesas ao redor do palco estava sempre cheio de chinesas. Eu dizia para meus colegas: "eles devem tá pagando elas para fazer volume". Mas logo na segunda semana a balada começou a ferver. E elas já não estavam mais ali. Essas meninas trabalham para o clube como "Hostess". Um cliente chega na balada com dois amigos e querem uma companhia feminina. Eles escolhem um duas ou três meninas para sentarem com eles no camarote, jogar os tais joguinhos infantis e beberem. Assim que o cliente vai embora elas retornam para a mesa dela na espera do próximo cliente. Acreditem se quiser, é apenas para beber. Elas ganham uma parte no valor que o cliente pagou, e normalmente ganha um extra do próprio cliente quando ele vai embora.

Eu sei que pode parecer estranho ou parecer igual a um serviço de prostituição, mas nesse caso elas estão usando a simpatia e o fígado para ganhar dinheiro. Porque os clientes fazem elas beberem muito e depois de muito álcool acontece sempre uns episódios chatos. Alguns chineses alterados querem passar a mão e tal, mas elas que limitam até onde o cliente pode ir.

A diferença cultural é muito grande. Estamos acostumados com um mundo que tudo é malíciado. E quando você se encontra num local onde sentar pra beber com um cliente não é visto como prostituição é estranho. Nosso grupo nunca fez parte desses serviços. O que ocorria era o diretor do clube levar o grupo para cumprimentar alguém importante que estava na casa. Então íamos lá, brindava, sentava um pouco ria e depois voltávamos para nossa mesa. Fizemos muitas amizades boas visitando os camarotes.

Só pra finalizar esse tema, muitos maridos contratam as "Hostess" para sentarem junto, para que sua esposa tenha uma mulher para conversar, brincar, beber.
Mas é óbvio que existe prostituição na China, mas se acontece algo entre as "Hostess"e o cliente, isso acontece fora do clube. E o clube não tem noção alguma se acontece ou não.

Clube BRT China

Chinês adora ter amigo estrangeiro. E quando estamos em nossa mesa sempre vem alguém querer brindar. É um sinal de respeito e admiração pelo seu trabalho. Para eles é uma honra ter artistas e ainda mais estrangeiros bebendo na mesa deles.

Teve um chinês que só porque brindamos com ele, ele deu em torno de $50,00 para cada um. Nós olhamos um para cara do outro e pensamos: "OK, mas o que devemos fazer?". Essa cultura mundial de que quando você recebe dinheiro tem que dar algo em troca nos consome. E o diretor respondeu: "Nada, ele deu dinheiro em forma de agradecimento por vocês terem vindo aqui brindar com ele". Ficamos tão lisonjeados que até bebemos mais um pouco com esse chinês.


A questão do dinheiro é como se fosse um presente por você aceitar estar brindando com supostos grupo de chineses. Não aceitar o dinheiro é falta de respeito. Porém alguns grupos de chineses homens ricos depois que bebem muito confundem as coisas e perdem seus princípios. Mas isso acontecem no mundo todo.
Depois de um tempo aprendemos a lidar com algumas situações, tais como observar o nível de caráter deles, e só aceitar brindar com pessoas do bem. 

BALADAS CHINESAS

Ao decorrer de todos os lugares que trabalhamos fizemos muitos amigos, amigos chineses e de outros países, e também já até brigamos com alguns chineses por serem muito mal educados. 
Em alguns vídeos e fotos é possível observar que chineses gostam de atrações que possam divertir a noite deles. Tais como cantores, bailarinos, malabaristas, humoristas, músicos, entre outros.
Tudo que é diferente do convencional se torna agradável para eles.
Chinês ama karaokê, tem milhares de clubes chamados KTV exclusivos só de karaokê. São várias salas muito bem equipadas onde com privacidade eles comem, bebem, dançam e cantam.

Karaoke China

KTV Karaoke China Urumqi

Algumas baladas como as quais a gente trabalha também possui serviço de karaokê, as salas são localizada dentro dos clubes, porém em lugares estratégicos para que nenhum som invada a privacidade do outro.

CLUB - CD3 - BEYONCE + SHAKIRA

Vale lembrar também que todos os clubes para possuírem atrações internacionais necessitam de licença para o funcionamento. Portanto, em grande parte do meu trajeto na China eu pensava estar dentro da lei, mas muitos clubes mentem, porque não querem pagar tudo que é muito caro. Mas isso falo em outro post.

Abaixo tem mais alguns videos de nossas apresentações, para vocês assistirem um pouquinho do que a gente apronta por aqui! Sei que muitas pessoas tem curiosidade e até mesmo receio quando falamos de trabalhos com dança fora do país. Mas existem sim agências responsáveis que fazem tudo correto. A China é um país que valoriza muito atrações internacionais, um lugar muito bom para artistas trabalharem. Aconselho quem tem vontade de fazer isso que procurem agências confiáveis, pesquisem, perguntem para quem já fez parte de alguma agência. Sei que mesmo com todas as coisas explicadas todos têm medo sobre o que irão encontrar. A cultura a qual hoje eu vivencio aqui na China é totalmente diferente do Brasil, seja na comida, na vestimenta, no comportamento, enfim, são milhares de coisas que se não forem analisadas de perto podem aparentar serem outra. O grande e famoso ditado "As aparências enganam"

CLUB - BRT - HIP HOP

Uma Dica: durante o todo esse tempo que estou na China aprendi muitas coisas. A mais importante de todas é não julgar, procure entender o que você está vendo. Assim você aprenderá a não obter o famoso pré - conceito de algo que você não tem conhecimento.

Fiquem com Deus! Beijo da Gaivota!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como é viver na China? Chineses e seus hábitos estranhos

Chineses sempre surpreendendo! Eu poderia escrever um livro, pois a cada dia aparece uma surpresa. Igual um  "Kinder ovo" . Para quem pegou o bonde andando, não tem problema de ler esse post primeiro, mas saibam que os posts anteriores tem muitas informações sobre como é conviver com os chineses e seus hábitos. Uma das dicas chaves para se viver com chineses é: "aceitar que dói menos"! Você nunca vai mudar um hábito já enraizado na cultura deles. Se você não consegue aceitar comportamentos bem estranhos, melhor nem pisar na China ! Higiene pessoal; Corpo e vestimentas; Personalidade;                         Higiene Pessoal Começaremos hoje falando do princípio mais básico, higiene pessoal. Aff, isso é complicado por aqui. Grande maioria dos chineses não tomam banho todo dia, e ainda por cima não trocam de roupa , só não sei se trocam as peças íntimas, mas roupa não trocam não. Usam 3, 4 até 5 dias seguidos a mesma roupa. Imagina.... Não quero parecer rude

Comida Chinesa - O que os chineses comem?

Você que come Chinabox acredita que está comendo uma verdadeira comida chinesa? Lamento lhe informar que esse Chinabox aí é uma imitação barata para agradar o paladar brasileiro. Hoje quero escrever para vocês sobre comida chinesa . Ihulll . NÃO, PARA! Não vamos festejar ainda, porque comida na China é um tema complicado até certo ponto.  Antes de ir para China eu tinha pesquisado algumas coisas que me apavoraram,  e quando eu cheguei aqui eu tinha medo de comer as coisas que eu não conhecia e outras eu conhecia mas não sabia a procedência. Levou tempo para relaxar e aproveitar a culinária chinesa.   Nesse post  eu iniciei uma prévia sobre as comidas chinesa, principalmente as barraquinhas de ruas. Mas hoje quero aprofundar mais o assunto, porque para mim foi um choque muito grande fisicamente e psicologicamente a adaptação à comida chinesa.  Nesse outro post  eu relatei também como é estar comendo ao lado de um chinês, porque a princípio você pode perder o apetite  caso tenha s

Hábitos Chineses

Tudo o que minha mãe me ensinou que é falta de educação aqui na China é normal! Lembro que quando comecei a postar a minha experiência sobre conviver com os chineses , algumas pessoas comentaram que eu estava mentindo , sendo que muitas outras pessoas se identificaram com os meus relatos. O que posso dizer é que possuímos ponto de vista diferentes sobre como a cultura nos atinge, e eu não inventaria algo sobre ao qual eu não presenciei. Não preciso disso. Passar férias em um determinado local é completamente diferente de viver dia-a-dia com uma cultura. Eu vivi quase 3 anos na China em mais de 30 cidades, desde das metrópoles a vilarejos.  Não acho que vivi o suficiente para conhecer a fundo os chineses, mas o pouco que eu conheci me deu informações suficientes para escrever a verdade nesse blog. Clicando aqui  você pode também conhecer mais o convívio direto com os chineses entre outros comportamentos diários.  Hábitos estranhos Vou separar alguns  hábitos estranhos

China, que país é esse???

  China Pirataria? Todo mundo de olho puxado? Miojo? Comer cachorro? O outro lado do mundo? Bom, essas foram algumas perguntas que me ocorreram quando descobrir que ia para China. Nunca havia passado na minha cabeça...  "Hoje acordei com vontade de viver dois anos na China",  não, não acordei com essa vontade e sim, vivi dois anos lá!  Quando eu me agenciei para trabalhar fora do país, a China não foi minha escolha mas sim a única opção naquele momento. E eu nem estava preocupada para qual país eu iria, minha ânsia pela viagem internacional era maior do que qualquer  " pré-conceito"  para com outra cultura que não fosse a minha. Então, a partir de agora vocês embarcam comigo em uma viagem cheia de aventuras sobre "Como é viver na China?" Cada um de vocês tem um motivo de estarem aqui. Ou porque me conhecem e querem ler o que eu vivi, ou porque gostam de ler sobre culturas diferentes, ou porque está planejando visitar ou  trabalhar na Chin