Pular para o conteúdo principal

Como é viver na China? Chineses e seus hábitos estranhos


Chineses sempre surpreendendo!

Eu poderia escrever um livro, pois a cada dia aparece uma surpresa. Igual um "Kinder ovo".
Para quem pegou o bonde andando, não tem problema de ler esse post primeiro, mas saibam que os posts anteriores tem muitas informações sobre como é conviver com os chineses e seus hábitos.
Uma das dicas chaves para se viver com chineses é: "aceitar que dói menos"! Você nunca vai mudar um hábito já enraizado na cultura deles. Se você não consegue aceitar comportamentos bem estranhos, melhor nem pisar na China!
  • Higiene pessoal;
  • Corpo e vestimentas;
  • Personalidade;                      












Higiene Pessoal

Começaremos hoje falando do princípio mais básico, higiene pessoal. Aff, isso é complicado por aqui.
Grande maioria dos chineses não tomam banho todo dia, e ainda por cima não trocam de roupa, só não sei se trocam as peças íntimas, mas roupa não trocam não. Usam 3, 4 até 5 dias seguidos a mesma roupa. Imagina....
Não quero parecer rude ou arrogante, mas é que acredito que todo o brasileiro foi educado a tomar banho todos os dias. Isso é a primeira etapa básica da higiene pessoal. O que eu pude notar é que os chineses não se importam com isso.

Deixe-me explicar. Eu sempre era convidada pelas chinesas e pelos chineses que trabalhavam comigo para passear, ir almoçar, jantar ou fazer compras. O que eu observei neles era que sempre estavam usando as mesmas roupas da noite anterior, mas eu ainda tinha minhas dúvidas. Pois o rosto estava limpo, sem maquiagem, o cabelo sempre impecável, então pensei que talvez fosse só a roupa, quem nunca usou a mesma roupa uns 3 dias seguidos que atire a primeira pedra, né? Esse foi um o primeiro sinal. 
O segundo sinal veio quando o chuveiro do nosso apartamento parou de funcionar a água quente, e então fui reclamar, pois era uma cidade muito fria impossível de tomar banho frio. Ficou no esquecimento, depois de dois dias reclamei de novo mas ninguém veio consertar.
O chuveiro funcionava apenas cinco minutos de água quente, e era nesses cinco minutos que eu lavava as partes mais necessárias, o bom é que o contrato já estava quase no fim. Mas eu queria um banho digno e então lembrei de pedir para as amigas chinesas para tomar banho no apartamentos delas. Foi então que eu descobrir que elas não tinham água quente, então eu perguntei: "Como que elas tomavam banho?". E elas explicaram que esquentam a água na chaleira elétrica colocam em uma bacia e com um paninho lavam as partes. "E o cabelo?", o cabelo é lavado no salão de beleza, pois na China é muito barato.

Então, você pode pensar que isso é uma história isolada, mas não, cada vez que eu conhecia amigos novos a mesma história se repetia, e eu sempre via o "Kit-Checa-Checa"(bacia, e toalhinha higiênica) em algum lugar do banheiro ou quarto. Mas nem o banho de gato é todo dia. 
Depois de saber disso foi que eu entendi o porquê que os taxistas fedem tanto, assim como uma linha de metrô de Pequim (Beijing). Pelo simples fato de não tomarem banho todo dia.  

Os dentes... minha nossa, os dentes......., eles não tem cuidado nenhum com os dentes. Se achamos nossos dentes amarelos, principalmente os fumantes, aqui se você comparar você tem "um dente ACE todo branco fosse assim"
Vaidade zero na questão bucal. 
O dono de um dos clubes que trabalhamos não tinha os quatro dentes da frente. E não é questão financeira, os homens mais ricos são os mais desdentados.
Teve uma colega minha que foi fazer um trabalho e levou sua escova de dente, pois ela ia passar o dia todo fazendo fotos. A maquiadora chinesa quando viu a escova de dente perguntou por que e para que que ela trouxe. 
GENTEEEEE, será que na escola não tem aquelas cartilhas de higiene pessoal mostrando como usar uma escova de dente???

Eu vi 1 consultório dentário em todo o tempo que vivi na China, e apenas 1 chinês com aparelho ortodôntico.
Sem falar do bafo de onça que os chineses tem. Normalmente os táxis na China tem uma grade que divide o banco de trás, mas eu quase sempre sentava na frente para mostrar o endereço no celular ou um cartão com o endereço, e sempre me arrependia. Tem cada bafo, que parece que eles estão mascando um chiclete feito de merda, afeta o carro inteiro. Só eles respirando já é insuportável, quando falam parece que jogam merda na minha cara. Deprimente, mas fica a dica, nunca sente ao lado do taxista.
Desodorante???? O que é isso? Para que serve? 
Nem todo mercado vende e os que vendem o preço é altíssimo. Mas até que a "Catinga de ASA" não é o grande problema, quase não senti "CC" nos chineses, agora nas russas era tenso.
Absorventes. Atenção você que está indo passar um tempo longo na China, os absorventes chineses são umas fraldas geriátricas. Gigantes!! Vai do capô até o cofre! Nos mercados pequenos não se acha "Care Free" ou "OB".

Corpo e Vestimentas

A estrutura corporal dos asiáticos é bem unissex e similar, corpo magro, estilo nadador (nada na frente nada atrás), olhos puxado, nariz baixo, cor da pele amarela, cara redonda (Piki Trakinas), cabelo preto liso e escorrido. 
Nos primeiros meses de China eu não conseguia diferenciar muito bem, para meus olhos eles eram todos iguais. Sempre pensava que estava vendo alguém que eu conhecia, mas não era. Depois de muito tempo que meus olhos acostumaram-se e eu conseguia ver as diferenças.
No Brasil as mulheres pagam para alisar o cabelo, aqui elas pagam para escrespar o cabelo, pintam o cabelo de marrom chocolate ou vermelho escuro e usam muita peruca.
Mesmo eles não trocando de roupa todos os dias, os chineses são extremamente vaidosos. Eles investem em todo tipo de roupas e acessórios que possam diferenciá-los uns dos outros. Tais como usar óculos sem lente, muito brilho, muita estampa, listras, bichos, babados, muita informação em um corpo só. Na grande maioria das vezes eles ficam bem bregas, porque é muita coisa misturada, eles assassinam a moda. Roupas sociais são usadas diariamente por ambos os sexos.
Os homens têm unhas grandes, principalmente a do dedo mindinho, sabe igual de caminhoneiro? É difícil você encontrar um homem chinês que não tenha unhas compridas. Já as mulheres adoram as unhas postiças com muito desenhos e bichos.
Sim, os homens chineses têm consciência de que possuem o órgão genital pequeno, e aceitam as brincadeiras numa boa. 

Chinese Disco Club















Personalidade

Trabalham muito, isso é fato, e trabalham em qualquer coisa. São humildes e respeitam a hierarquia de trabalho. Isso é uma das coisas mais respeitada na China. Um subordinado por mais certo que ele esteja ele baixará a cabeça e fará o que seu superior mandar. E isso não se enquadra apenas entre a relação "patrão x empregado". Isso aplica-se também no meio social "quem tem dinheiro manda, quem não tem obedece".

Viajando de ônibus passei por lugares onde pessoas ainda trabalham na lavoura como antigamente, arrancando arroz com as mãos e arando terra com tração animal. Impressionante essas vilas.
Todos meus amigos chineses são muito prestativos, eu já mencionei isso em outros posts, sempre dispostos a ajudar.
Quando estão em danceterias são pessoas extremamente diferentes depois que bebem. Durante o dia na rua eles se esbarram e não pedem "desculpas", mal olham um na cara do outro, mas depois que bebem viram literalmente umas "putas", engraçados, simpáticos, falantes e muitos até mal-educados.  
É difícil dizer quem é homossexual, porque quase todos se comportam da mesma maneira. Os homens sempre estão mais juntos, mesmo que estejam com namoradas ou esposas não há demostração de afeto para com a parceira. As cidades maiores como Xangai (Shanghai), Pequim (Bejing), Cantão (Guangzhou) e Hong Kong é mais comum ver casais de mãos dadas, mas em outras cidades é raro. 
Os homens sempre estão dançando juntos ou abraçados, sem camisa, se agarrando. 
O jeito deles de dançar é muito engraçado, é uma mistura de "Axel Rose" no clipe "Sweet child O' mine" com "Mick Jagger", é de chorar de rir. 
Já as mulheres dançam num bate cabelo descontrolado. Se você pensa que o bate cabelo foi criado pela comunidade LGBT, tá enganado, as chinesas arrasam no bate cabelo há anos.
Me disseram que a maioria das mulheres são bissexuais e o mais interessante é que "dizem as más línguas" que as mulheres que possuem cachorros, usam os pobres animais para satisfazerem-se sexualmente. Logo o cachorro acaba ficando com ciúmes dos homens que se aproximam de suas donas. Coitados dos animais.




















Os chineses tem suas indiferenças com os japoneses por questões históricas. Toda a guerra deixou marcas até hoje na relação entre eles. Um dos meus patrões contou-me que ele envolveu-se em uma briga com um japonês e eles foram parar na delegacia. Chegando lá quando o delegado soube que o outro cara metido na briga era japonês, liberou meu patrão na mesma hora sem nem querer saber quem começou a briga. Em uma festa eu conheci uma japonesa, ela dizia toda feliz que amava a China, só não acho que a China à ama do mesmo jeito.

Enfim, existem milhares de coisas ainda a serem relatadas sobre a China. As coisas escritas nesse blog, são situações que eu presenciei e alguns relatos dos próprios chineses. Cada pessoa passa por um determinado caminho e encontra determinadas pessoas e o que eu escrevo aqui é apenas o caminho ao qual eu percorri.
                          
Fiquem com Deus! Beijo da Gaivota

Comentários

  1. Perfeito.Vivo aqui há quase 1 ano e já presenciei praticamente tudo que você relatou no seu texto!!è como se eu estivesse contando para as pessoas como é viver na China!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aline é uma loucura essa China né??? hehehehe faz 15 dias que vim tirar férias no Brasil, logo estou voltando, e o engraçado é que quanto mais se vive masi se descobre coisas, mas muito tempo que não posto nada no blog e já vivenciei um monte de coisas diferente, estarei postando nos próximos dias, obrigado por ler meu blog, se tiveres algo a acrescentar estamos ai, bjao grande abraço!

      Excluir
  2. Primeiramente, parabéns por ser tão detalhista na descrição dos hábitos chineses.
    Concordo com quase tudo que escreveu aqui... Estive algumas vezes, inclusive voltei há 2 semanas em que passei em HK, Guangxi, Guangzhou, Beijing...
    Essa coisa de usar a mesma roupa por dias, é vero na parte mais norte, como Pequim... O clima lá é muito seco, o que faz com que as pessoas transpirem menos e tenham impressão de estarem mais limpas, por isso tomam menos banho. Confirmei isso numa cidade próxima a Pequim, em Tianjin.
    Voltei ao Brasil e perto da China, o pessoal daqui não fuma nada e é totalmente educado.
    Os anti transpirantes são muito caros mesmo, bem mais caros do que no Brasil, isso quando encontra nos mercados chineses.

    Uma coisa que estou sentindo muita falta é tomar Cornetto por 3,5 rmb... Aqui o mesmo corneto é R$ 4,80, ou seja, 15 rmb.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Davi fico feliz que vc leu, sim tenho mania de detalhes porque gosto que meus amigos possam vivenciar um pouco da china em minhas palavras. China é uma loucura mas gosto muito de lá. Estou indo para o Egito essa semana ficarei lá 1 ano e depois acredito que voltarei para China. tenho ainda alguns postes de videos e fotos da china depois irei postar coisas do Egito. Espero que você acompanhe caso não conheça o Egito ainda hehehe. Em relação aos preços sim é um absurdo a diferença de preços, tão bom viver na China hehehe em todos os sentidos. mas existem dois que são os melhores, Segurança e economicamente falando. Qual sua ocupação na China? grande abraço.

      Excluir
  3. Adorei o blog. Muito instrutivo. Muito interessante a cultura chinesa. Estou muito interessado no assunto, pois minha filha e familia, ira se mudar para Shangai. Parabens e muito obrigado por suas experiencias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Antonio, fico feliz que você gostou do blog. Eu estive um tempo afastada do blog, mas voltei com força total. Revisei muitos posts coloquei mias informações e fotos. Shanghai é maravilhoso. Mais pra frente farei um post sobre as melhores cidades da China. Grande abraço!

      Excluir
  4. Por isso que esse corona vírus saiu d lá mais aqui no Brasil se deus quiser nos vamos acabar com ele pq nós higiênizamos muito bem mais esses chinês sei não viu 😡😡😡😡

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Comida Chinesa - O que os chineses comem?

Você que come Chinabox acredita que está comendo uma verdadeira comida chinesa? Lamento lhe informar que esse Chinabox aí é uma imitação barata para agradar o paladar brasileiro. Hoje quero escrever para vocês sobre comida chinesa . Ihulll . NÃO, PARA! Não vamos festejar ainda, porque comida na China é um tema complicado até certo ponto.  Antes de ir para China eu tinha pesquisado algumas coisas que me apavoraram,  e quando eu cheguei aqui eu tinha medo de comer as coisas que eu não conhecia e outras eu conhecia mas não sabia a procedência. Levou tempo para relaxar e aproveitar a culinária chinesa.   Nesse post  eu iniciei uma prévia sobre as comidas chinesa, principalmente as barraquinhas de ruas. Mas hoje quero aprofundar mais o assunto, porque para mim foi um choque muito grande fisicamente e psicologicamente a adaptação à comida chinesa.  Nesse outro post  eu relatei também como é estar comendo ao lado de um chinês, porque a princípio você pode perder o apetite  caso tenha s

Baladas na China - Bares e clubes chineses | Parte I

Você imagina como seja uma danceteria na China? Eu não fazia a menor ideia!  Os clubes chineses são bem diferentes dos nossos em todos os aspectos. Eu trabalhei muito tempo na "night chinesa" e hoje quero falar um pouco de como é a vida noturna na China . Primeiramente quero falar qual é o meu trabalho na China . Muitos sabem que estou aqui mas não sabem exatamente o porquê. Pois bem, vamos lá contarei a vocês como tudo funciona. Depois que terminei a faculdade de Educação Física resolvi que queria trabalhar com dança fora do Brasil. Procurei pela internet e achei a Latin Artistic Productions , hoje chamada L.art Produções , conversei com a proprietária e a partir dai começou minha história. Fui para São Paulo ensaiar e depois de três semanas eu estava na China. Somos um grupo de quatro pessoas, três mulheres e um homem, nosso estilo de dança é Hip Hop e Pop. O trabalho consistia em apresentações em clubes, hotéis, festivais e eventos. Chegamos na cidade chama

Hábitos Chineses

Tudo o que minha mãe me ensinou que é falta de educação aqui na China é normal! Lembro que quando comecei a postar a minha experiência sobre conviver com os chineses , algumas pessoas comentaram que eu estava mentindo , sendo que muitas outras pessoas se identificaram com os meus relatos. O que posso dizer é que possuímos ponto de vista diferentes sobre como a cultura nos atinge, e eu não inventaria algo sobre ao qual eu não presenciei. Não preciso disso. Passar férias em um determinado local é completamente diferente de viver dia-a-dia com uma cultura. Eu vivi quase 3 anos na China em mais de 30 cidades, desde das metrópoles a vilarejos.  Não acho que vivi o suficiente para conhecer a fundo os chineses, mas o pouco que eu conheci me deu informações suficientes para escrever a verdade nesse blog. Clicando aqui  você pode também conhecer mais o convívio direto com os chineses entre outros comportamentos diários.  Hábitos estranhos Vou separar alguns  hábitos estranhos

China, que país é esse???

  China Pirataria? Todo mundo de olho puxado? Miojo? Comer cachorro? O outro lado do mundo? Bom, essas foram algumas perguntas que me ocorreram quando descobrir que ia para China. Nunca havia passado na minha cabeça...  "Hoje acordei com vontade de viver dois anos na China",  não, não acordei com essa vontade e sim, vivi dois anos lá!  Quando eu me agenciei para trabalhar fora do país, a China não foi minha escolha mas sim a única opção naquele momento. E eu nem estava preocupada para qual país eu iria, minha ânsia pela viagem internacional era maior do que qualquer  " pré-conceito"  para com outra cultura que não fosse a minha. Então, a partir de agora vocês embarcam comigo em uma viagem cheia de aventuras sobre "Como é viver na China?" Cada um de vocês tem um motivo de estarem aqui. Ou porque me conhecem e querem ler o que eu vivi, ou porque gostam de ler sobre culturas diferentes, ou porque está planejando visitar ou  trabalhar na Chin