Sabe o que eu adoro na China?
As surpresas de cada dia sempre me fazem aprender algo novo ou descubro algo bizarro e/ou extraordinário sobre os chineses.
Na primeira etapa da minha vida na China eu estive em 7 cidades diferentes. Fuzhou, Shaowu, Xiamen, Jiangyin, Shenzhen, Enshi e Xiantao. E cada região me acrescentou algo inédito. Hoje sinto falta por não ter aproveitado mais. Existem momentos que nada paga, você tem que viver. Minha experiência na China só me fez acrescentar valores para o meu ser.
- Segurança nas ruas;
- Superstições;
- Sociedade;
- Lazer;
Segurança nas ruas
A taxa de criminalidade na China é muito baixa. Todas as ruas, estabelecimentos, ônibus, trens, metrôs, aviões, táxis são monitorados por câmeras do governo. Você pode andar na rua de madrugada, retirar dinheiro no caixa eletrônico e sair contanto dinheiro que nada te acontece. O sistema de punição para quem pratica furto ou roubo é severa, membros são amputados. O tamanho da amputação depende do valor que foi roubado. Assim é possível observar se alguém já praticou algum crime.
Eles já não são muito simpáticos uns com os outros, imagina vendo alguém sem mão na rua.
Eu vi poucas pessoas com dedos cortados. Mas nunca se sabe se foi um acidente ou por roubo/furto.
Não posso afirmar se essas punições ainda são aplicadas de tal modo, mas foi o que os chineses me contaram. A pena de morte que é aplicada fielmente desde crimes de tráfico de drogas até corrupção de certa forma põe o povo na linha.
A China foi o lugar que eu mais me senti segura.
Os policiais quase não tem trabalho, porque não existe violência nas ruas. Eles nem portam armas.
Se você estiver caminhando na rua e achar alguma coisa no chão, não pegue, ninguém pega, vai ficar ali no chão até o dono voltar para procurar. Eles podem gritar com você se caiu algo do seu bolso, ou da mão, mas dificilmente vão pegar para lhe entregar. Já nos aconteceu de um menino chinês vir correndo para entregar o celular de uma amiga nossa que havia caído, mas é muito raro.
Mas é claro que tem os "safadinhos", óbvio, como em todos os lugares. Por exemplo, fizeram a "elza" no meu casaco dentro de um clube que eu trabalhava, mas é bem difícil ser roubado na China.
Eu nunca presenciei nada do tipo. Alguns amigos me disseram que Guangzhou (Cantão) começou uma onda de roubos de celulares. As pessoas caminhando com o celular na orelha, passa uma motinho e vrumm, tchau celular.
Briga de rua eu já vi algumas, mas a policia não se manifestou. Tinha uns caras saindo de uma balada e começaram a brigar com um outro rapaz. Aqui os cara batem mesmo, mas é raríssimo ver uma briga. Uma vez em Pequim (Beijing) na saída da balada houve uma briga com homens e mulheres juntos. Na China não tem a lei Maria da Penha não, os seguranças só olhavam.
Segue o vídeo ai embaixo.
Superstições
Os chineses são muito supersticiosos, morrem de medo de espíritos, respeitam muito a morte e tem medo dela. O número 4 para eles é um número horrível. Eles odeiam toda a combinação que exista o número 4. Milhares de hotéis e condomínios antigos os elevador não possui o quarto andar, e o 13 que somando dá 4 muitas vezes também não tem.
Os chips de celulares que têm muito 4 são mais baratos do que as combinações que não possuem. É engraçado ver eles evitarem tudo que combine 4. Quatro lugares na mesa, não pode, coloca-se uma cadeira a mais, mesmo que não seja pra ninguém.
Eu recebi duas explicações pela a causa do medo do número 4, a primeira é por causa da pronúncia do número quatro em mandarim que soa semelhante a palavra morte. A segunda explicação é sobre o massacre dos japoneses contra a China, que cai no dia 4 de abril, e é feriado nacional. Uma chinesa me falou que é em respeito aos mortos da guerra, sendo assim nesse dia eles não trabalham. Esse é o grande motivo da inimizade entre chineses e japoneses.
O número 4 é só um exemplo de muitas outras superstições que os chineses têm.
Sociedade
Apesar dos chineses serem bem porquinhos as ruas sempre estão limpas, pois há sempre alguém limpando. Nas madrugadas sempre passa um caminhão varrendo e jogando água e durante o dia há os garis mantendo a limpeza.
Você pode encontrar também várias bicicletas para serem alugadas, muitas vezes olhei e pensei comigo: "Nossa, se fosse no Brasil não tinha mais nenhuma".
Tudo o que você ver na rua é preservado, nada destruído, a educação comunista e leis bem severas mantem o patrimônio chinês intacto.
Existe a máfia chinesa???
Sim, mas é claro!!! "os gangster".
Sempre há aquela dúvida se as máfias existem mesmo. Muitas pessoas pensam que isso só existe nos filmes de Hollywood. Mas a verdade é que existe sim, pelo menos na China você não verá acerto de contas nas ruas, eles levam o sujeito para um lugar discreto onde nunca mais será encontrado.
Alguns colegas me falaram de algumas características de fácil identificação dos mafiosos, mas tudo é muito discreto.
Sempre ouvimos falar que todos os clubes chineses são lavagem de dinheiro da máfia. Depois de um tempo devo concordar que acredito no boato, porque cada esquina tem um clube e alguns são tão vazios que não dá para imaginar que entre dinheiro o suficiente para manter o estabelecimento aberto.
Os clubes sempre são uma sociedade, nunca conheci um clube que tivesse apenas um dono. Sempre tem o dono do local, o que tem o dinheiro para investir, e o que tem o talento para administrar.
Fazer sociedade na China é muito comum, é uma forma de ajudarem uns aos outros.
Lazer
Os chineses trabalham pra C*, isso é fato! Mas e o que eles fazem para se divertirem nas horas de lazer?
Chineses adoram clubes, bares e karaokês, são frequentadores assíduos desses estabelecimentos. E os empresários tem de investir em atrações para seu público.
Todo clube chinês você vai encontrar cantores e dançarinos, chineses ou estrangeiros. Vários clubes investem melhor nas atrações e também apresentam modelos e acrobatas.
As modelos são contratadas para reproduzir o desfile da "Victoria Secrets".
Os bares investem em música ao vivo, morei um tempo com uma venezuelana que cantava em uma banda.
Nos Karaokês chamados na China de KTV o investimento fica por conta de uma bela decoração, um ambiente agradável com salas grandes e confortáveis e com um equipamento de qualidade.
Alguns restaurantes e hotéis também investem em música ao vivo.
Eu posso dizer que os chineses apreciam muito a arte, eles adoram tudo que é envolvido com música, tanto que eles não vão para os clubes para dançar, mas sim para apreciar o show oferecido pela casa. Por isso que os clubes investem tanto em trazer atrações internacionais, porque é diferente e aumenta a clientela.
Galera por hoje é só fiquem com Deus e até a próxima!
Beijo da Gaivota!
kkkkkkkk vandalismo pode até ser 0, mas que tem catarina dando tapa na cara de chinês tem hahah, mariana muito foda como tu escreveu eu ri kkk, valeu por compartilhar muito bom. Muita coisa já sabia, quem sera que me antecipou heim ?> hahah ótima semana p/ vc e equipe na china, falow abraço do brasil, ou melhor das garopabas. hah falow.
ResponderExcluir