Trabalhar na China
Como conseguir um emprego na China?
Como funciona o Visto?
Posso trabalhar ilegal?
Essas e outras milhares de perguntas surgem quando o assunto é trabalhar na China. Hoje falarei como foi minha experiência de trabalho nos meus dois anos na terra dos Xing-lings.
Ir trabalhar em outro país é uma tendência crescente para os brasileiros. A busca por melhores condições financeira, qualidade de vida ou um crescimento profissional e cultural são sempre os pontos chaves na hora de decidir deixar a "Pátria amada e idolatrada".
Receber em dólares e voltar para o Brasil com algumas economias é o sonho de muitos, e têm outros que nem se imaginam voltando para o Brasil.
A pergunta mais frequente nas cabeças dos aventureiros é:
- Para qual país devo ir?
- Oportunidades de trabalho?
- Será mais fácil obter visto?
- Estudar?
- Trabalhar legal ou ilegal?
- E a língua?
- Cultura?
- Iriei me adaptar?
CALMAAAA!!!!
Primeiramente, esqueça aquela história do amigo do teu amigo que foi para os Estados Unidos, trabalhou ilegal e hoje tem uma vida estável e "Green Card". Nem todas as histórias possuem um final feliz, algumas são apenas "estórias".
"Ahh Mariana mas eu conheço fulano que está lá e se deu bem"!
Claro que há, e todos nós temos o direito de tentar, a diferença está em quem tenta e se submete a todos os desafios e aqueles que desistem na primeira topada. Por isso que quero hoje explicar a minha experiência e espero poder esclarecer fatos e situações para que ninguém precise ficar dando topadas até acertar.
Quanto mais informações tivermos mas fácil será nossa caminhada. Espero poder contribuir de alguma forma para os que querem se aventurar mundo a fora.
A China não é um país fácil de se conseguir um emprego. Não pense que você vai encontrar vagas para limpar a casa ou ser babá como de costume nos EUA, são realidades totalmente diferentes.
Se você pensa em ser babá, motorista de táxi ou atendente do Mc Donald's pode dar meia volta, porque a China têm chineses suficientes para essas vagas. Você só terá oportunidade de trabalho na China, se as suas habilidades profissionais forem superior a de um chinês, e não é fácil superá-los. Para um povo que é ensinado desde de cedo a executar tarefas perfeitamente sem erros, meu amigo, você tem que ser muito bom mesmo para ocupar a vaga dele. Usando outras palavras, você tem que saber fazer algo que os chineses não conseguem. Por exemplo "Dançar" rsrsrsrsrs
Fui trabalhar na China como artista (dançarina). Todo tipo de arte na China é bem valorizada, grande porcentagem de dançarinos e modelos que trabalham na China são estrangeiros.
Ao decorrer dos 2 anos que vivi por lá, além de brasileiros conheci muita gente de diversos países.
Na minha primeira publicação de quando cheguei na China entre outros artigos do meu blog explica bem o que eu fui fazer na China. Clicar aqui se você quiser saber mais.
Mas vamos ao que interessa! Trabalho.
Fazendo o Visto
Sou professora de Educação Física e sempre trabalhei com dança no Brasil, sempre quis fazer parte de um grupo artístico para trabalhar no exterior. Na época do extinto orkut, (muitos não saberam do que eu estou falando rsrsrsrs), eu pesquisava as comunidades de artistas que trabalhavam em cruzeiros, pois era meu sonho, mas minha altura não era suficiente para os castings, então encontrei uma agência que estava formando um grupo para trabalhar fora do país em terra.
Em dezembro de 2011 quando fui para China foi um pouco tenso para meus familiares. Éramos em 4 artistas que nunca haviam saindo do Brasil e na época estava passando uma novela na globo sobre tráfico de mulheres para exploração sexual. Devo admitir que eu tinha receio, mas como havia um integrante homem no grupo, eu e as outras duas meninas ficamos mais tranquilas a respeito.
Nosso chefe na China estava nos esperando no aeroporto de Hong Kong e nos encaminhou para fazer o visto. As coisas começaram a ficar estranhas quando nosso chefe leu o formulário que preenchemos para a emissão do visto e disse para riscarmos a profissão "dançarinos" e escrever "professores". Não que eu não fosse, na verdade sou professora, mas os outros não, como o inglês era muito ruim na época, fizemos o que ele falou. Primeira vez fora do país, não tínhamos noção de como era fazer um visto.
Seis horas de espera agonizantes pensando se os passaportes voltariam para nossas mãos, enfim tudo ocorreu como foi planejado. Recebemos um visto válido por três meses.
Essa parte em vermelho que circulei é o tipo de visto. O visto tipo "L" quer dizer Luyóu = Turismo.
Mas é claro que eu só fui descobrir isso muitos meses depois.
Foram 6 messes de contratos, depois dos 3 primeiros meses tivemos que sair da China por Hong Kong e refazer o visto. Até o momento não sabíamos que estávamos com "visto de turista" e trabalhando. Eu pensava que tínhamos "visto de trabalho", assim como nossa agência no Brasil também pensava.
"Sabe de nada inocente"!!!
Tivemos problema por trabalhar ilegal por 6 meses?
Não, nós não tivemos, porque ficávamos apenas 1 mês ou 2 semanas em cada cidade, e a maioria dos clubes que trabalhamos os donos tinham um relacionamento muito bom com as autoridades para evitar fiscalizações. Mais ou menos assim:
"Vou fingir que não vi esses estrangeiros trabalhando aqui".
Porém mais tarde eu tive problemas, sérios problemas!
Houveram três momentos nos primeiros 6 meses de contrato que tínhamos uma desconfiança de que o visto não era de trabalho.
A primeira situação foi logo nos primeiros 15 dias. Estávamos de standby para entrar no palco, e nosso tradutor veio correndo e disse:
"Voltem para o camarim troquem de roupa, fiquem no clube como clientes ou podem ir embora".
Ficamos sem entender nada, eu confusa, perguntei se havia entendido certo pois meu inglês não era dos melhores na época, e ele confirmou.
Nos trocamos e fomos para nossa mesa conversar com o tradutor e ele nos disse que o clube era novo e eles ainda não haviam pago as "licenças" necessárias para o funcionamento de "shows estrangeiros".
O clube além do nosso grupo de dança, possuía um show de desfile com 8 modelos russas e um Rapper Jamaicano. Todos os shows cancelados, exceto a cantora chinesa.
Isso ocorreu apenas uma vez nos 30 dias que trabalhamos no clube. Parecia mesmo apenas uma fiscalização rotineira.
Quando fizeram 5 meses de contrato, encontramos umas colegas russas que trabalhavam para o mesmo chefe chinês. Nós havíamos nos conhecidos na primeira cidade de trabalho, mas o grupo delas sempre trabalhavam em hotéis. Conversa vai conversa vem, comentamos sobre o acontecido. E a líder do grupo disse com a maior naturalidade:
"Sim, vocês estão com visto de turismo, a empresa para a qual trabalhamos não faz visto de trabalho".
Ela ainda complementou dizendo que ela e suas dançarinas que pagavam pelos próprios vistos, porém faziam visto de negócios (Business) que mesmo sendo mais caro valia a pena pois durava 6 meses e não precisavam estar indo a cada 3 meses para Hong Kong renová-lo. Consequentemente elas tinham o salário maior, já o nosso visto quem pagava era a empresa, logo, salário menor.
Confesso que estava incrédula sobre o que a russa havia me dito, apesar de saber que ela já estava a anos na China e provavelmente sabia do que estava falando. Mesmo com a pulga atrás da orelha de estar trabalhando ilegalmente confiava que o contratante não iria fazer nenhuma cagada burrada.
Logo após 15 dias fomos enviados para outra cidade onde ficamos apenas 2 semanas. Por que apenas 2 semanas? Normalmente cada cidade é fechado a venda dos shows por 1 mês, mas devido problemas com o nosso visto o contrato durou apenas 2 semanas e fomos enviados para outra cidade pra finalizar as outras duas.
A primeira semana foi tudo certo, porém na segunda semana o tradutor do clube falou que não iriamos mais nos apresentar, que era para dançar na pista e fingir ser clientes, sem figurino. Depois desse dia tínhamos certeza que era por conta do visto. Porque o dono do clube havia feito um pôster gigante da nossa foto e colocado no centro da cidade. Fizeram muita propaganda que acabou chamando a atenção dos concorrentes que provavelmente fizeram a denúncia.
Detalhe que esse S&P quer dizer São Paulo |
Parece mentira mas cidades pequenas com a atração internacional é público na certa. Muitos pensam que somos ETs, querem tocar, abraçar, tirar foto. Alguns chineses nunca viram pessoalmente um estrangeiro e se tem algum na cidade com certeza eles querem te ver.
No final das contas por uma semana fomos pagos para fazer presença V.I.P. Mas no geral, era visível que eles nos protegiam de qualquer flagrante.
Os 6 meses de contrato se acabaram e eu recebi uma nova proposta de trabalho em Shanghai (Xangai) com duração de 3 meses. Então fui para Hong Kong renovei pela segunda vez meu visto e esperei em Beijing (Pequim) pela data do início do contrato.
Eu não sabia exatamente o que aconteceria caso fosse pega trabalhando com visto de turismo, eu AINDA não tinha 100% de certeza que meu visto era inválido para trabalho. Porque toda vez que algo do gênero acontecia os chefes sempre mentiam, nunca falavam que era por causa dos nossos vistos. No fim sempre acreditávamos que o problema não era conosco, e sim com essa tal "licença" que o clube não possuía.
Os últimos 6 meses havia tudo ocorrido bem, então confiei que tudo continuaria dando certo.
Por que os contratantes chineses não emitem o visto de trabalho?
A empresa que me contratou por 3 meses foi o parque de diversão Happy Valley Park, que é uma rede de parques temáticos e aquáticos por toda a China. É uma empresa gigante que "não trabalha ilegalmente" e tem dinheiro para pagar os vistos. Essa foi a primeira e a única fez que eu tive "visto de trabalho". O visto de trabalho para estrangeiros é caro, Não é qualquer empresa chinesa que irá emiti-lo, esse é um dos motivos. É caro!
O outro motivo é que, uma vez que o visto é emitido você só pode trabalhar na cidade onde ele foi registrado, como mudávamos de cidade todo mês ter ou não dava na mesma.
E os outros anos Mariana, você trabalhou ilegal na China?
Sim.
Durante 7 meses eu não sabia a diferença dos vistos. Quando não se domina a língua chinesa você é apenas levado pela correnteza, ou seja, faz os que os patrões mandam e pensa que está tudo ok, pois você está no país deles e eles devem saber o que estão fazendo, certo?
Sim e não!
Eles sabem o que estão fazendo "para eles", econômico para o contratante, porém uma merda armadilha para o contratado.
O dia que eu descobrir a verdade sobre o visto que eu carregava no meu passaporte.
Meu contrato com o parque era de 3 meses e lembrando que uma semana antes eu já havia renovado meu visto, eu tinha "visto válido" para o cumprimento do contrato. (Isso era o que eu pensava!) Estava tudo certo, começamos a trabalhar!
Após 1 semana de trabalho chegaram um grupo de dançarinos russos, e no dia seguinte fomos avisados que iriamos fazer os vistos, todos no mesmo dia.
Achei estranho e algumas perguntas pairavam sobre mim, pois se eu tinha um visto válido por 3 meses por que devo ir refazer-lo sendo que o contrato é de apenas 3 meses? Por qual motivo gastei dinheiro fazendo um visto se o parque vai emitir outro?
Perguntei para nossa tradutora se seria mesmo necessário eu emitir um outro visto. Ela pediu para ver meu passaporte e rapidamente respondeu:
"Seu visto é de turismo e com esse visto você não pode trabalhar".
Foi ai que me dei conta que todas as nossas suspeitas dos meses anteriores estavam corretas. Fomos iludidos, ingênuos sobre tudo, aceitávamos as explicações por eles dadas como verdade absoluta, ou talvez não queríamos acreditar numa situação de risco. Eu nunca imaginei ir para um país e trabalhar ilegalmente com o risco de ser deportada. Fiquei refletindo sobre o que poderia ter acontecido durante os seis meses anteriores que eu e o grupo trabalhamos ilegalmente. Logo me veio a mente todas aquelas situações citadas anteriormente e então ficou tudo muito claro, nunca tivemos um visto de trabalho e sim de turismo.
E a pergunta que não queria calar....
O que acontece quando você é pega trabalhando com um visto de turista?
Isso eu só descobri em março de 2012
Para os próximos capítulos vocês saberão:
Como fazer o visto de trabalho?
Fui pega trabalhando ilegalmente?
O que acontece com quem trabalha ilegal?
Como é que tantos estrangeiros trabalham na China?
Entre outras curiosidades a mais sobre como é trabalhar na China!
Obrigada por acompanharem o blog!
Fiquem com Deus e até a próxima!
Beijos da Gaivota!
Comentários
Postar um comentário