Vamos bailar???
Você já foi em alguma danceteria na China?
Esse post traz mais um pouco do que são as danceterias na China. Clicando aqui você pode ler a primeira parte sobre os clubes chineses. E hoje trago mais informações para vocês que querem saber sobre a vida noturna na China.
As baladas começam cedo, 8h da noite os clubes abrem, algumas fecham meia noite, outras 2h da manhã e algumas exceções até as 4h ou 5h da manhã. Vale lembrar que danceterias das principais cidades possuem horários diferentes para os clientes internacionais.
- Atendimento;
- Segurança;
- Clubes
- Comportamento dos chineses;
Atendimento
Os funcionários dos clubes são muito cordiais, os clientes são tratados como reis. Isso é algo de extrema importância no comércio chinês, todo estabelecimento possuem um atendimento espetacular. Você é muito bem recepcionado, atendido, e paparicado o tempo todo. Aqui literalmente o cliente tem TODA razão.
A concorrência de clubes é muito grande, portanto eles prezam demais pelo bem estar dos clientes para que eles se tornem frequentadores assíduo.
Os funcionários possuem bastante paciência para suportar os chineses folgados, a hierarquia aqui é colocada em prática. Os empregados sabem que devem respeitar ao máximo o cliente.
Em alguns clubes há um serviço no banheiro masculino de massagem. Quando o homem vai no banheiro poderá receber uma massagem nas costas com toalha quente no pescoço enquanto estiver fazendo "xixi". Relaxante não é mesmo?
Mas tem uma história muito engraçada do nosso coreógrafo que não sabia de nada, e quando estava lá no mictório concentrado o cara começa a fazer massagem nele, no reflexo ele dá uma cotovelada no cara que cai, palavras do massagista "Solly, solly (Sorry)".
Muitos estrangeiros passam por essa situação, pois se assustam com uma pessoa que do nada começa a massagear nas costas.
A massagem não é de graça não, apesar deles não ficarem cobrando, mas já faz parte do ritual, ganhou massagem dê uma gorjeta. Eles sempre pagam uns 10 ou 20 RMB pelo serviço.
E sim isso é só no banheiro masculino. Infelizmente a sociedade chinesa ainda prioriza os homens, não diria que são 100% machista, pois conheci muitas mulheres que dirigem negócios e são respeitadas, mas é bem comum os homens serem mais bajulados.
Segurança
Seguranças são quase pra bonito, eu presenciei umas 4 brigas. Os chineses não brigam muito, mas quando brigam o "bicho pega", voa tudo. Muitas vezes os seguranças fingem que não vêem muitos comportamentos proibidos para não incomodar os clientes.
No Brasil por exemplo por questões de seguranças os copos são de acrílico e em alguns clubes não é permitido vender bebidas em garrafa de vidro para ninguém levar garrafada, mas ainda assim algumas baladas ainda servem.
Na China não há preocupações em relação a isso, pois agredir alguém é uma "dor de cabeça danada".
Desentendimentos sempre existem, né? Eu vi um cara pegar um banco pra dar nas costas de outro mais os seguranças conseguiram pegar no pulo do gato. Então para quê trocar o copo de vidro por plástico se ele pegou foi o banco?
No geral os seguranças não se metem se os "brigões" já estiverem grudados. O que eles tentam fazer é evitar o início da briga, caso não consigam, tentam proteger os outros e evitar mais danos para que não haja nenhum tipo de processo de agressão contra os seguranças e o clube.
Clubes
A decoração dos clubes são ignorantes, quanto mais glamour melhor. Eles adoram ostentar, seria como se quanto mais glamourosa for a balada mais adequada ela é para quem tem dinheiro. Existem clubes super modernos e também os rústicos. Muito lustres, luzes, palcos que sobem e descem, sofás e mesas tudo com muita classe.
Os chineses tem mania de grandeza, são exagerados em tudo, e a decoração dos clubes sempre te deixam de queixo caindo.
Os clubes modernos são os mais extravagantes, com muita luz, telões gigantes e tecnologia de ponta, os mais rústicos são com muita madeira, sofás e lustres. No geral todos são sensacionais.
Clubes - Evening Show em Shenzhen, CD3 em Fuzhou e outro clube em Guiyang
Comportamento dos chineses
Alguns chineses depois de algumas biritas se tornam meio taradões. Ontem ainda estávamos conversando a respeito disso e tentando achar uma lógica para esses atos. Quem nunca levou uma mãozada na balada e nem viu de onde veio???
Na China há casos engraçados de assédios, porque certos gestos não são vistos como assédio por eles. Os chineses nem se escondem quando dão um tapinha na bunda de alguém.
Eu e as meninas que trabalhavam comigo já levamos mãozada, até nosso coreógrafo já levou. Conversando muito e presenciando muita coisa, juntamos algumas teorias a respeito disso.
Uma delas claro é fato, tem sim chinês tarado que quer tocar em algo que nunca viu na vida, como peito e bunda que falta nas chinesas.
As mulheres chinesas não se importam com as mãozadas, para elas é natural. Um tapa na bunda é o mesmo que um tapa nas costas.
O que acaba ocorrendo é que eles supõem que podem agir dessa forma com qualquer mulher. Infelizmente na China as mulheres são muito submissas, e engolem quietas muita falta de respeito apenas por serem mulheres.
As mulheres também querem tocar nossos peitos e bunda, mas elas pedem permissão. Porque elas não têm muito peitos nem bunda e querem saber com é a sensação de ter um para apertar. É muito engraçado isso.
E nós óbvio não íamos ficar fora dessa. Levamos algumas mãozadas e reclamamos com os diretores dos clubes que trabalhávamos, mas nada era feito. Acho que eles pensavam: "Ahh foi só uma passadinha de mão relaxa". Eles até falavam com o cliente: "Oh por favor, não faça mais isso nas meninas ok? E só isso.
Então como não havia muito o que fazer, decidimos que quem vim bancar o engraçadinho vai levar na orelha. "Bateu levou". Em alguns lugares fomos muito bem protegidas pelos seguranças, mas sempre tem uma brecha.
Certo dia eu estava descendo do palco e um chinês deu um tapinha na minha bunda, voltei e (falando bem Catarina) "Puxei-la mão e dili bem nax costax", mas pensa num tapa naquele lombo, ele deve ter ficado uma semana com a marca dos cinco dedos nas costas. Outra situação eu estava voltando do banheiro e senti uma maldade no ar e coloquei as mãos na frente dos peitos.
Vem um chinês apalpar meus peitos, foi tão automático que quando vi já tinha enfiado a mão na cara do rapaz. Mas como sei também que aqui eles batem em mulher como batem em homem, eu já me protegi achando que ele ia revidar, mas não, ele colocou a mão no rosto e saiu rindo.
Minha mão latejava, imagina cara dele.
Esse vídeo é do aniversário do nosso coreógrafo
Na cidade Xiantao foi a cidade que melhor nos acolheu. Fomos muito bem acomodados, cordialidade gigante, íamos trabalhar e voltávamos com o patrão dirigindo. No trabalho então, comida boa, bebidas e até dois seguranças para nos protegem de qualquer assanhadinho.
Em todo o lugar do mundo haverá pessoas com más intenções, mas posso dizer que na China conheci muitas pessoas maravilhosas, engraçadas e prestativas. Muitos te pedem um abraço, beijam sua mão, são super queridos educados e sensatos.
Uma coisa que eu não posso negar é que eles são muito prestativos. Se você precisa de algo, eles lhe ajudarão.
Eles adoram o Brasil, quando a gente fala "sou do Brasil"ele já gritam "FUTEBOL""RONALDO".
A grande maioria das mulheres chinesas são muito humildes, diferente das mulheres do Brasil que vão para as baladas ficar criticando, invejando, competindo, falando mal do cabelo, da maquiagem, da blusa que não combina com a calça.
Aqui elas são super fãs, chegam perto de você e te chamam de bonita, te beijam e querem tirar foto. Elas são vaidosas, mas não são competitivas. Elas não se vestem para os homens ou para as mulheres, elas se vestem para si próprias. Só o fato delas irem 3 ou 4 dias seguidos para a balada com a mesma roupa você já pressupõe que elas não ficam competindo. Ao contrário das brasileiras né? Que se uma mulher sai dois dias seguido com a mesma blusa é motivo de fofoca.
"Nossa aquela lá não troca de blusa".
E como em todo países existem os pontos altos e os baixos, agradeço a Deus pela oportunidade de poder vivenciar outra cultura. Lutei muito por isso, foquei muito e hoje estou aqui.
Não podemos julgar um comportamento apenas poque não condiz com a sua cultura, são apenas pessoas que possuem uma cultura BEM diferente da sua.
Quero sugar tudo de bom deles, para que isso me torne uma pessoa melhor, e é isso que quero levar comigo para o resto da vida.
VIVA LA CHINA!
Fiquem com Deus! Um beijo da Gaivota
Comentários
Postar um comentário