Pular para o conteúdo principal

Vivendo na China - Xiamen

A língua chinesa

Vocês tem noção do que é estar em um país que ninguém fala sua língua e de repente alguém ao seu lado fala algo que você entende? 

É uma emoção tão grande, encontrar alguém que entende o que você diz. Sério!! Meus ouvidos já estavam programado para apenas três vozes que falavam português comigo, os meu colegas de trabalho. E de repente eu ouço minha língua em outro timbre de voz, foi muito bom. Eu nem disfarcei, já gritei de longe "Ehhhhh por favor vamos falar um pouquinho"
Pois é foi na cidade chamada Xiamen que eu encontrei dois brasileiros depois de 2 meses.

Xiamen foi a terceira cidade que estive, ficamos em Xiamen duas semanas. Nosso amigo Bentley que trabalhou conosco em Fuzhou na primeira cidade, vivia em Xiamen. Então ele nos levou para alguns lugares legais. 

Como é a cidade de Xiamen?

Xiamen é uma cidade bem grande, foi a primeira cidade que achamos Burger King.
Algumas ruas dessa cidade é proibido andar com as bicicletinhas elétricas e buzinar depois das 22h.
Xiamen tem praia, e há uma grande universidade onde muitos estrangeiros aprendem o Mandarim, a língua chinesa.

Não é uma praia linda, mas foi divertido conhecer uma praia diferente. Estava frio então nem rolou um banho, e não sei se rolaria apesar de não parecer suja.
É um lugar bem agradável, com um calçadão gigante com bicicletas para aluguel. Um famoso calçadão a beira-mar.

Na primeira noite na Cidade fomos a um clube chamado Louis I, e descobrimos que pela primeira vez estávamos numa cidade com muitos estrangeiros. Porque as últimas 2 cidades era apenas nós e as modelos russas. Até encontrei 2 modelos brasileiros do RS.



Praia Xiamen, China


Chinese Beach, Xiamen



Em Xiamen ficamos pouco tempo e trabalhamos em alguns clubes. Toda cidade que nós trabalhávamos nós tinha uma babá. Sempre os patrões enviavam um chinês para nos ajudar na comunicação. Todos os nossos "babysister" ou "babybrother" falavam inglês, ou pelo menos arranhavam algumas palavras. Desse modo sempre aprendíamos um pouco de mandarim. Esses meninos sempre foram uma benção, porque eles conhecem a cidade e sempre nos ajudaram com tudo. Em Xiamen nós tínhamos o Jeff, engraçadíssimo, tem cara de 15 anos mas já tinha um filho.

Jeff, não falava inglês, mas nos ajudou bastante usando o tradutor!



Em Xiamen provei sapo ensopado, primeira e última vez!
Perto do nosso hotel tinha umas barraquinhas com espetinhos e sopinhas, muito bom!

Um dia que eu estava sem sono fui caminhar a noite, foi quando pela primeira vez eu vi um mendigo na rua. Em um ponto de ônibus havia varias latinhas de suco e refrigerante, e esse senhor estava procurando algo para beber, ele virou as latas para ver se havia algum líquido dentro, aquilo me cortou o coração. 
O problema que já era tarde e onde encontrei ele não havia nenhum estabelecimento aberto para que eu pudesse comprar algo. Mais a frente achei um McDonalds, porém tentei olhar pra trás para ver se ele ainda estava por perto na intenção de comprar algo e levar, mas ele já havia sumido. É muito triste quando nos deparamos com essa realidade, mas sim existe muita pobreza na China que se escondem a luz do dia e surgem na calada da noite.

Xiamen é uma cidade bem legal, mas não acredito que seja turística mas sim uma cidade para estudantes, com uma qualidade de vida incrível.

China Xiamen

Fiquem com Deus! Até a Próxima! Beijo da Gaivota!

Comentários

  1. Saudadeeesss,porrr**** !
    hahahahaa,
    Ve este videos me faz rir demais.
    Ainda encontro com a Dede e falo com ela, minha irmazona...E O Philiphi faz muita falta e tu Mari tbm, vamos tentar nos rever um dia no Brasil. setembro to voltando! Intenso demais, amos vcccs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi muito bom mesmo tudo que passamos, ficando os videos e fotos de recordação da nossa primeira e grande experiência, bom, setembro eu estarei na China se Deus quiser, mas um dia quem sabe ainda nos encontramos. hehehehe

      Excluir
  2. Mto fodaa como sempre! tava na hora de voltar a escrever mesmo , apesar que tem gente que tem o privilégio de ouvir alguns fatos e vídeos antes das postagens hah, sucesso Mariana, aproveita bem o Brasil, já que logo tu volta p/ China. e que suas experiencias sejam cada vez melhor.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como é viver na China? Chineses e seus hábitos estranhos

Chineses sempre surpreendendo! Eu poderia escrever um livro, pois a cada dia aparece uma surpresa. Igual um  "Kinder ovo" . Para quem pegou o bonde andando, não tem problema de ler esse post primeiro, mas saibam que os posts anteriores tem muitas informações sobre como é conviver com os chineses e seus hábitos. Uma das dicas chaves para se viver com chineses é: "aceitar que dói menos"! Você nunca vai mudar um hábito já enraizado na cultura deles. Se você não consegue aceitar comportamentos bem estranhos, melhor nem pisar na China ! Higiene pessoal; Corpo e vestimentas; Personalidade;                         Higiene Pessoal Começaremos hoje falando do princípio mais básico, higiene pessoal. Aff, isso é complicado por aqui. Grande maioria dos chineses não tomam banho todo dia, e ainda por cima não trocam de roupa , só não sei se trocam as peças íntimas, mas roupa não trocam não. Usam 3, 4 até 5 dias seguidos a mesma roupa. Imagina.... Não quero parecer rude

Comida Chinesa - O que os chineses comem?

Você que come Chinabox acredita que está comendo uma verdadeira comida chinesa? Lamento lhe informar que esse Chinabox aí é uma imitação barata para agradar o paladar brasileiro. Hoje quero escrever para vocês sobre comida chinesa . Ihulll . NÃO, PARA! Não vamos festejar ainda, porque comida na China é um tema complicado até certo ponto.  Antes de ir para China eu tinha pesquisado algumas coisas que me apavoraram,  e quando eu cheguei aqui eu tinha medo de comer as coisas que eu não conhecia e outras eu conhecia mas não sabia a procedência. Levou tempo para relaxar e aproveitar a culinária chinesa.   Nesse post  eu iniciei uma prévia sobre as comidas chinesa, principalmente as barraquinhas de ruas. Mas hoje quero aprofundar mais o assunto, porque para mim foi um choque muito grande fisicamente e psicologicamente a adaptação à comida chinesa.  Nesse outro post  eu relatei também como é estar comendo ao lado de um chinês, porque a princípio você pode perder o apetite  caso tenha s

Baladas na China - Bares e clubes chineses | Parte I

Você imagina como seja uma danceteria na China? Eu não fazia a menor ideia!  Os clubes chineses são bem diferentes dos nossos em todos os aspectos. Eu trabalhei muito tempo na "night chinesa" e hoje quero falar um pouco de como é a vida noturna na China . Primeiramente quero falar qual é o meu trabalho na China . Muitos sabem que estou aqui mas não sabem exatamente o porquê. Pois bem, vamos lá contarei a vocês como tudo funciona. Depois que terminei a faculdade de Educação Física resolvi que queria trabalhar com dança fora do Brasil. Procurei pela internet e achei a Latin Artistic Productions , hoje chamada L.art Produções , conversei com a proprietária e a partir dai começou minha história. Fui para São Paulo ensaiar e depois de três semanas eu estava na China. Somos um grupo de quatro pessoas, três mulheres e um homem, nosso estilo de dança é Hip Hop e Pop. O trabalho consistia em apresentações em clubes, hotéis, festivais e eventos. Chegamos na cidade chama

Hábitos Chineses

Tudo o que minha mãe me ensinou que é falta de educação aqui na China é normal! Lembro que quando comecei a postar a minha experiência sobre conviver com os chineses , algumas pessoas comentaram que eu estava mentindo , sendo que muitas outras pessoas se identificaram com os meus relatos. O que posso dizer é que possuímos ponto de vista diferentes sobre como a cultura nos atinge, e eu não inventaria algo sobre ao qual eu não presenciei. Não preciso disso. Passar férias em um determinado local é completamente diferente de viver dia-a-dia com uma cultura. Eu vivi quase 3 anos na China em mais de 30 cidades, desde das metrópoles a vilarejos.  Não acho que vivi o suficiente para conhecer a fundo os chineses, mas o pouco que eu conheci me deu informações suficientes para escrever a verdade nesse blog. Clicando aqui  você pode também conhecer mais o convívio direto com os chineses entre outros comportamentos diários.  Hábitos estranhos Vou separar alguns  hábitos estranhos

China, que país é esse???

  China Pirataria? Todo mundo de olho puxado? Miojo? Comer cachorro? O outro lado do mundo? Bom, essas foram algumas perguntas que me ocorreram quando descobrir que ia para China. Nunca havia passado na minha cabeça...  "Hoje acordei com vontade de viver dois anos na China",  não, não acordei com essa vontade e sim, vivi dois anos lá!  Quando eu me agenciei para trabalhar fora do país, a China não foi minha escolha mas sim a única opção naquele momento. E eu nem estava preocupada para qual país eu iria, minha ânsia pela viagem internacional era maior do que qualquer  " pré-conceito"  para com outra cultura que não fosse a minha. Então, a partir de agora vocês embarcam comigo em uma viagem cheia de aventuras sobre "Como é viver na China?" Cada um de vocês tem um motivo de estarem aqui. Ou porque me conhecem e querem ler o que eu vivi, ou porque gostam de ler sobre culturas diferentes, ou porque está planejando visitar ou  trabalhar na Chin