Pular para o conteúdo principal

Vivendo na China - Fuzhou

Primeiro mês na China


Não achei um manual de instruções para que eu pudesse consultar em momentos de extrema bizarrice. Porém, cada minuto que se passava desde o instante que pisei na China me deixava mais entusiasmada. Sim, muito entusiasmo ter a oportunidade de viver em uma sociedade que não condizia com a minha. Foi uma experiência maravilhosa, mas devo admitir que nem tudo foi um mar de rosas. Muitas coisas tristes, estranhas e desumanas foram descobertas ao decorrer da minha convivência com os chineses. 
Mas e quando chega aquele momento que lhe ocorre algo completamente inesperado?
Respire fundo, não julgue, tente entender, se não conseguir, abstraia. Tem uma frase popular que diz: "Que é difícil compreender o desconhecido". É bem difícil, muitas vezes nem dá pra entender, mas prefiro não julgar, o que parece errado ou incabível para nossa cultura é totalmente natural para outra e vice-e-versa. 

Você deve ser perguntar porque os chineses comem cachorros? 
E os chineses devem se perguntar porque um monte de mulheres nuas desfilam em uma avenida? 
Como diz o novo bordão: "Aceita que dói menos"
Essa é uma das lições que você vai praticar diariamente na China "NÃO JULGUES".

Como poderei mensurar todo meu convívio na China? 
Eu posso calcular assim: 
80% da minha experiência foi muito boa 
20% foi péssimo 
Mas com certeza o lado positivo e o negativo me tornaram uma pessoa melhor.
Então acompanhe o blog que a cada post vocês descobriram mais coisas da cultura chinesa que eu vivenciei.

Como foram os primeiros 45 dias na China?

Quem não leu minha chegada na China pode clique aqui para acompanhar a ordem cronológica da história. 

Fuzhou é o nome da cidade, foi minha primeira cidade e foi minha casa durante os 6 meses de contrato. Chamo de minha casa porque o grupo trabalhou apenas 45 dias em Fuzhou e depois começamos uma turnê, cada mês era uma cidade diferente, e sempre que trocávamos de cidade voltávamos para Fuzhou para receber as próximas coordenadas de trabalho.

Esses 45 dias foram cruciais para começar a saber viver entre os chineses. Cada dia era uma surpresa diferente. 
Vou separar os 3 tópicos que foram importantes desses dias:
  • Comunicação;
  • Supermercado, conveniência, quitandas e farmácias;
  • Comer na rua;
  • Dicas sobre Fuzhou;
  • Compras;

A comunicação

Fuzhou apesar de ser uma cidade com mais ou menos 3 milhões de habitantes, não é fácil achar alguém que fale inglês. A língua oficial é o mandarim, mas ainda existem uma grande variedades de dialetos. E óbvio que eu não sabia falar nem o mandarim e muito menos os dialetos. 
A maioria das vezes a comunicação tem de ser por mímica ou onomatopeias. Um episódio engraçado foi exatamente no primeiro dia. Quando chegamos em Hong Kong eu e meu amigo trocamos dinheiro, as outras duas meninas como haviam esquecido trocaram depois que entramos na China. Quando chegamos na nossa casa por volta de 1h da madrugada fomos comprar algo para comer e beber. Começamos a caminhar e achamos uma loja de conveniência na esquina da nossa casa, e é claro o atendente não falava inglês.
Escolhemos os produtos e na hora de pagar ele não queria aceitar o nosso dinheiro, foi uma briga.  Então tentamos uma outro mini-mercado praticamente ao lado, e o resultado foi o mesmo, dinheiro negado. Voltamos para casa sem nada, indignados, com sede e sem saber o porquê que eles não haviam aceitado nosso dinheiro. Cogitamos até que era preconceito, pensávamos "Será que eles não vendem para estrangeiros?". Chegando em casa comparamos as notas de dinheiro e tcharammm!!!! Nós tínhamos Hong Kong dólar que só é aceito em HK e em algumas cidades da região. O dinheiro que é aceito na China é o Yuan também chamado Renminbi.
Finalmente voltamos lá na lojinha e tudo correu bem e o atendente aliviado que conseguimos nos entender. Acontece muitos desentendimentos quando não conseguimos nos comunicar, mas com um pouco de paciência as coisas fluem.

Supermercados, conveniências, quitandas e farmácias

Várias conveniências, quitandas entre outros estabelecimentos ficam aberto 24 horas 7 dias por semana. É maravilhoso essas quitandas, frutas frescas e uma variedade imensa. Os grandes supermercados são bem completos. Mesmo que poucos produtos possuem a descrição em inglês, as embalagens são bem ilustrativa e de fácil entendimento. Em Fuzhou tem um Walmart com uma seção com produtos importados. É mais caro, mas algumas coisas valem a pena comprar.
Sempre perto de um supermercado ou até mesmo dentro do super tem uma farmácia. Na China você não precisa de receita para comprar remédios, mas as miligramas são bem baixas. E a contagem na embalagem não está por mg, está por gramas, então cuidado.
Não tem muito mistério na farmácia, é super fácil. Se você levar o sintoma ou o nome da doença traduzido eles entendem rapidamente e ainda escrevem quantos comprimidos devemos tomar por dia. 

Comer na rua

Os fast food estão ao redor do mundo e na China não seria diferente. Em Fuzhou você encontra McDonalds, KFC, Pizza Hut, Subway entre outros restaurantes que servem comida ocidental.
Para quem nunca comeu KFC cuidado, normalmente já é meio apimentadinho, mas aqui na China ufffff é muita pimenta, assim como o McChicken que é muito apimentado, mas o BigMac é igual. 
A China têm muitas barraquinhas com comidas, chamamos de comida de rua, "Street Food". No início é estranho, cheiro nojento, nada muito higiênico (tô sendo legal nessa parte😅)
As barraquinhas estão com os ingredientes expostos, isso não parece algo muito higiênico né? A comida ali a noite toda onde passam carros, muita fumaça, gente tossindo, cuspindo, o jeito é abstrair e comer sem pensar.
O lado bom de poder ver o que está sendo colocado em sua comida é também a possibilidade de escolher o que queres que seja inserido no seu macarrão ou arroz. Eu já escrevi no tópico "Comunicação" que não é fácil achar quem fale inglês na cidade, então fica difícil perguntar: "O moço isso é carne de boi?". Dava um medinho por não saber a procedência da carne. Por isso eu sempre comia arroz ou macarrão com vegetais e ovos, evitava comer carne.

Logo abaixo tem uma sequência de fotos de uma barraquinha perto da nossa primeira casa, depois de um mês nos mudamos pra outra casa, mas na mesma cidade. Perto da nova casa tinha uma rua com milhares de tendas de comida. Espetinhos, macarrão, arroz, sopa, pãozinho, bolinhos, enfim, uma variedade imensa de comida. 
Os espetinhos são de tudo, desde frutos do mar até couve-flor ou cebolinha verde no espeto.
Lembrando que essas feiras de comida só acontecem durante a noite. Durante o dia não é permitido. Mais ou menos a partir das 18h eles começam a montar as tendas.

Em cidades grandes dificilmente você vai achar essas barraquinhas de comida. Elas provavelmente estarão em alguma rua permitida pela cidade. Já em cidades menores em cada esquina tem alguém fazendo um espetinho ou um miojo. Para encerrar esse tema deixo bem claro, ESQUEÇA GARFO. Você até acha no supermercado mas são uns garfos pequenos. Em restaurantes que servem comida ocidental tem garfos, o restante não, então "bora" praticar com os pauzinhos.

Chinese Street Food
Comida Chinesa de rua

Dicas sobre Fuzhou

Fuzhou não é uma cidade turística como Shanghai (Xangai) ou Beijing (Pequim). 
Há prédios gigantes, templos?? 
É uma cidade bem desenvolvida com muitas industrias ao redor, uma cidade de negócios. 
Em 2011 e 2012 foi a época que estive por lá, eles estavam construindo o metrô, provavelmente já está pronto. 
Em Fuzhou tem um Sheraton Hotel, trabalhamos lá no Natal e Ano Novo. 
Há uma grande quantidade de lojas, shoppings, restaurantes e entretenimento noturno.

PS: A foto abaixo foi tirada da janela do Sheraton hotel que não fica localizado bem no centro da cidade, e podemos observar algumas construções. 
Todas as cidades chinesas estão sempre em obras, sempre renovando, criando, investindo.

Fuzhou Sheraton View
Sheraton Hotel Fuzhou China

Compras

Fazer compras em Fuzhou é muito bom, além de uma variedade de shoppings com quase todas as marcas do mundo, há também os camelôs, que eu ADORO, porque lá você consegue negociar o valor, isso é coisa que chinês adora fazer que é ficar negociando.
Apesar da qualidade dos produtos serem boas, não se compara com as de grandes marcas. 
Achar os camelôs não é uma tarefa fácil parece que eles se escondem. Nós achamos um complexo cheio de lojinhas por intermédio de um amigo nosso chinês. 
Existem também os shoppings apenas com eletrônicos. Abaixo vocês podem ver algumas fotos de quando eu estavam escolhendo meu notebook. São vários andares somente de eletrônico, um sonho.
 
Shopping eletrônico China

























China Electronic Shopping Mall












Fiquem com Deus e até mais! Beijo da Gaivota!


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como é viver na China? Chineses e seus hábitos estranhos

Chineses sempre surpreendendo! Eu poderia escrever um livro, pois a cada dia aparece uma surpresa. Igual um  "Kinder ovo" . Para quem pegou o bonde andando, não tem problema de ler esse post primeiro, mas saibam que os posts anteriores tem muitas informações sobre como é conviver com os chineses e seus hábitos. Uma das dicas chaves para se viver com chineses é: "aceitar que dói menos"! Você nunca vai mudar um hábito já enraizado na cultura deles. Se você não consegue aceitar comportamentos bem estranhos, melhor nem pisar na China ! Higiene pessoal; Corpo e vestimentas; Personalidade;                         Higiene Pessoal Começaremos hoje falando do princípio mais básico, higiene pessoal. Aff, isso é complicado por aqui. Grande maioria dos chineses não tomam banho todo dia, e ainda por cima não trocam de roupa , só não sei se trocam as peças íntimas, mas roupa não trocam não. Usam 3, 4 até 5 dias seguidos a mesma roupa. Imagina.... Não quero parecer rude

Comida Chinesa - O que os chineses comem?

Você que come Chinabox acredita que está comendo uma verdadeira comida chinesa? Lamento lhe informar que esse Chinabox aí é uma imitação barata para agradar o paladar brasileiro. Hoje quero escrever para vocês sobre comida chinesa . Ihulll . NÃO, PARA! Não vamos festejar ainda, porque comida na China é um tema complicado até certo ponto.  Antes de ir para China eu tinha pesquisado algumas coisas que me apavoraram,  e quando eu cheguei aqui eu tinha medo de comer as coisas que eu não conhecia e outras eu conhecia mas não sabia a procedência. Levou tempo para relaxar e aproveitar a culinária chinesa.   Nesse post  eu iniciei uma prévia sobre as comidas chinesa, principalmente as barraquinhas de ruas. Mas hoje quero aprofundar mais o assunto, porque para mim foi um choque muito grande fisicamente e psicologicamente a adaptação à comida chinesa.  Nesse outro post  eu relatei também como é estar comendo ao lado de um chinês, porque a princípio você pode perder o apetite  caso tenha s

Baladas na China - Bares e clubes chineses | Parte I

Você imagina como seja uma danceteria na China? Eu não fazia a menor ideia!  Os clubes chineses são bem diferentes dos nossos em todos os aspectos. Eu trabalhei muito tempo na "night chinesa" e hoje quero falar um pouco de como é a vida noturna na China . Primeiramente quero falar qual é o meu trabalho na China . Muitos sabem que estou aqui mas não sabem exatamente o porquê. Pois bem, vamos lá contarei a vocês como tudo funciona. Depois que terminei a faculdade de Educação Física resolvi que queria trabalhar com dança fora do Brasil. Procurei pela internet e achei a Latin Artistic Productions , hoje chamada L.art Produções , conversei com a proprietária e a partir dai começou minha história. Fui para São Paulo ensaiar e depois de três semanas eu estava na China. Somos um grupo de quatro pessoas, três mulheres e um homem, nosso estilo de dança é Hip Hop e Pop. O trabalho consistia em apresentações em clubes, hotéis, festivais e eventos. Chegamos na cidade chama

Hábitos Chineses

Tudo o que minha mãe me ensinou que é falta de educação aqui na China é normal! Lembro que quando comecei a postar a minha experiência sobre conviver com os chineses , algumas pessoas comentaram que eu estava mentindo , sendo que muitas outras pessoas se identificaram com os meus relatos. O que posso dizer é que possuímos ponto de vista diferentes sobre como a cultura nos atinge, e eu não inventaria algo sobre ao qual eu não presenciei. Não preciso disso. Passar férias em um determinado local é completamente diferente de viver dia-a-dia com uma cultura. Eu vivi quase 3 anos na China em mais de 30 cidades, desde das metrópoles a vilarejos.  Não acho que vivi o suficiente para conhecer a fundo os chineses, mas o pouco que eu conheci me deu informações suficientes para escrever a verdade nesse blog. Clicando aqui  você pode também conhecer mais o convívio direto com os chineses entre outros comportamentos diários.  Hábitos estranhos Vou separar alguns  hábitos estranhos

China, que país é esse???

  China Pirataria? Todo mundo de olho puxado? Miojo? Comer cachorro? O outro lado do mundo? Bom, essas foram algumas perguntas que me ocorreram quando descobrir que ia para China. Nunca havia passado na minha cabeça...  "Hoje acordei com vontade de viver dois anos na China",  não, não acordei com essa vontade e sim, vivi dois anos lá!  Quando eu me agenciei para trabalhar fora do país, a China não foi minha escolha mas sim a única opção naquele momento. E eu nem estava preocupada para qual país eu iria, minha ânsia pela viagem internacional era maior do que qualquer  " pré-conceito"  para com outra cultura que não fosse a minha. Então, a partir de agora vocês embarcam comigo em uma viagem cheia de aventuras sobre "Como é viver na China?" Cada um de vocês tem um motivo de estarem aqui. Ou porque me conhecem e querem ler o que eu vivi, ou porque gostam de ler sobre culturas diferentes, ou porque está planejando visitar ou  trabalhar na Chin