Pular para o conteúdo principal

Vivendo na China - Shaowu


VIVENDO NO  INTERIOR DA CHINA?

A China é o país mais populoso do mundo, mas é claro que também possui cidades pequenas e muitos vilarejos. Shaowu foi a menor cidade que eu morei, com mais ou menos 100 mil habitantes. Uma cidade montanhosa com um templo muito bonito e muitos prédios sendo construídos. A China no geral parece que está sempre recomeçando. Todas as cidades sempre tem muitos prédios sendo levantados. Depois de 45 dias em Fuzhou fomos enviados para Shaowu, onde ficamos apenas 3 semanas. Mas foi o suficiente para conhecer "tudo", sendo que todo o centro da cidade você conhece em menos de duas horas.

Se você não leu ainda os meus primeiros 45 dias na China clica aqui!

O que eu aprendi sobre os chineses quando estava em Shaowu?

Passei pouco tempo nessa cidade, mas mesmo assim foram dias de muito aprendizado e conhecimento da cultura chinesa. Quero relatar nesse post alguns pontos interessante dessas três semanas em Shaowu.
  • Religião;
  • Comer comida chinesa;
  • Chineses são afetivos e prestativos;
  • Nomes em inglês;
Religião 

Quase 50% dos chineses são ateus, 15% budistas e o restante se dividem em outras religiões. Mas num geral os chineses fazem uma mistura de crenças de várias religiões e com muitas superstições. Como não há um padrão, pois cada região vai desenvolvendo crenças, deuses, mitos e lendas, usa-se o termo "shenismo" para se referir a "religião" da China. Em Shaowu há um templo no topo de um morro com um "deus" chinês. Fui visitar esse templo com um amigo da cidade, e ele me disse, que no ano novo chinês muitas pessoas sobem até o templo com velas para agradecer pelo ano que passou e pedir por uma ano melhor, alguns até fazem visitas regularmente.  
Abaixo segue uma sequência de fotos com a trajeto até o topo.

China Shaowu

Chinese Templo Shaowu
Deus Chinês


Shaowu City China



















Comer comida Chinesa

Os primeiros 45 dias na cidade grande estava tudo tranquilo, eu morava em um apartamento onde eu podia cozinhar. Eu estava inserindo aos poucos a comida chinesa em minhas refeições. Mas sempre dava uma passadinha no Pizza Hut para comer uma lasanha ou um macarrão. Em Shaowu foi onde começou o desespero. Na primeira semana nos colocaram em um hotel, muito bom por sinal, mas o hotel se localizava na entrada da cidade, só havia um posto de gasolina perto com uma conveniência bem fraquinha. Lembro-me de estar comendo uma bolacha recheada que entrava rasgando o meu ser e chorando de raiva por querer um prato de feijão, arroz e bife. E foi nesse momento que eu dei um basta, eu precisava achar algo de bom na comida chinesa para alimentar-me. 
Sempre que terminávamos nosso trabalho no clube dois seguranças nos acompanhavam até o hotel. Eles se tornaram nossos amigos e nos apresentaram as opções de comida da cidade. Aí as coisas começaram a melhorar. Descobrimos que tinha um KFC na cidade, eu estava tentando me livrar do fast food, mas ainda assim comi algumas vezes. O melhor foi quando nos mudaram para um apartamento, não podíamos cozinhar porque o apartamento era novo e ainda não tinha gás. Mas pelo menos estávamos bem pertinho de algumas lanchonetes que faziam arroz com ovo. Foi assim que passei os meus dias em Shaowu, comendo macarrão/arroz com ovo. 
Talvez algumas pessoas pensem que é só entrar na lanchonete e apontar o que quer, sim isso pode funcionar quando os ingredientes estão expostos. Mas isso não funciona em lanchonetes que tem apenas um cardápio sem nada ilustrado.
CUIDADO, mesmo que o cardápio tenha ilustração, o que chegar na sua mesa não será bem a foto que tu escolheu. É apenas propaganda, as fotos provavelmente foram pegas na internet. 
Na foto abaixo tem o cardápio grandão na parede. Conseguiu ler??? Nem eu hehehe

Comida chinesa



















Chineses são afetivos e prestativos

Como toda pequena cidade o povo é muito acolhedor, não que Fuzhou não tenha sido uma cidade acolhedora, mas cidade pequena é muito mais, principalmente para conosco que éramos os únicos estrangeiros da cidade. Como comentei antes, nós tínhamos dois seguranças que se tornaram nossos grandes amigos, nos levavam para comer, mostraram as belezas da cidade. Mas além deles, muitos outros chineses sempre foram muito cordiais conosco. Talvez a curiosidade de tocar ou falar com alguém que é diferente seja o primeiro passo para a aproximação, assim que começa uma conversa eles querem fazer tudo por você. É extraordinário. Sempre preocupados se você está bem, se já comeu, se precisa de algo. 
O dono do clube para o qual trabalhamos nessas três semanas nos acomodou em um hotel muito bom, achando que estava nos bajulando, mas nós queríamos viver em apartamento, onde podíamos lavar roupa, cozinha, enfim, ter uma vida mais normal. Prontamente eles nos colocaram em um apartamento, único problema foi que era um apto novo sem gás e sem aquecedor, mas eles nos forneceram 3 aquecedores portáteis. O apto era gigante, com 4 quartos, portanto cada integrante do grupo ficou com um quarto. A briga começou porque tínhamos só três aquecedores, como eu não quis abusar da bondade alheia, não cobrei um quarto aquecedor. Apenas tomei a frente e disse que dormiria sem aquecedor, pois sendo a única do sul estou acostumada com o frio. Mentira, não consegui dormir. Era apenas um cobertor e eu coloquei milhões de roupas mas não conseguia dormir. Então roubei no meio da noite o aquecedor da minha colega que já estava roncando. hehehehe No outro dia me desculpei mas foi caso de emergência. 
Quero deixar algo bem claro, os chineses tem uma visão diferente do que é "ter conforto", fechando esse dois meses de China eu não tinha do que reclamar, o pior estava por vir.




















Nomes em inglês

Os chineses têm consciência que seus nomes são de difícil pronuncia. Todos os chineses que aprendem inglês escolhem e adotam um nome em inglês. Sempre que apresentam-se à um estrangeiro dizem o nome escolhido. Alguns escolhem nomes estranhos, só porque soa bonito. Uns exemplos desses nomes "Hat" (chapéu), "Silly" (tola, boba), "Rain" (chuva), "Sky" (céu), "Crazy Heroe" (louco herói). Os mais comuns são Jack, John, Vicky. 
Abaixo algumas fotos do nosso apartamento e nossas bagunças.

Amigos Chineses

Apartamento China
Condominio Chinês
Fiquem com Deus, até mais! 
Beijo da Gaivota!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como é viver na China? Chineses e seus hábitos estranhos

Chineses sempre surpreendendo! Eu poderia escrever um livro, pois a cada dia aparece uma surpresa. Igual um  "Kinder ovo" . Para quem pegou o bonde andando, não tem problema de ler esse post primeiro, mas saibam que os posts anteriores tem muitas informações sobre como é conviver com os chineses e seus hábitos. Uma das dicas chaves para se viver com chineses é: "aceitar que dói menos"! Você nunca vai mudar um hábito já enraizado na cultura deles. Se você não consegue aceitar comportamentos bem estranhos, melhor nem pisar na China ! Higiene pessoal; Corpo e vestimentas; Personalidade;                         Higiene Pessoal Começaremos hoje falando do princípio mais básico, higiene pessoal. Aff, isso é complicado por aqui. Grande maioria dos chineses não tomam banho todo dia, e ainda por cima não trocam de roupa , só não sei se trocam as peças íntimas, mas roupa não trocam não. Usam 3, 4 até 5 dias seguidos a mesma roupa. Imagina.... Não quero parecer rude

Comida Chinesa - O que os chineses comem?

Você que come Chinabox acredita que está comendo uma verdadeira comida chinesa? Lamento lhe informar que esse Chinabox aí é uma imitação barata para agradar o paladar brasileiro. Hoje quero escrever para vocês sobre comida chinesa . Ihulll . NÃO, PARA! Não vamos festejar ainda, porque comida na China é um tema complicado até certo ponto.  Antes de ir para China eu tinha pesquisado algumas coisas que me apavoraram,  e quando eu cheguei aqui eu tinha medo de comer as coisas que eu não conhecia e outras eu conhecia mas não sabia a procedência. Levou tempo para relaxar e aproveitar a culinária chinesa.   Nesse post  eu iniciei uma prévia sobre as comidas chinesa, principalmente as barraquinhas de ruas. Mas hoje quero aprofundar mais o assunto, porque para mim foi um choque muito grande fisicamente e psicologicamente a adaptação à comida chinesa.  Nesse outro post  eu relatei também como é estar comendo ao lado de um chinês, porque a princípio você pode perder o apetite  caso tenha s

Baladas na China - Bares e clubes chineses | Parte I

Você imagina como seja uma danceteria na China? Eu não fazia a menor ideia!  Os clubes chineses são bem diferentes dos nossos em todos os aspectos. Eu trabalhei muito tempo na "night chinesa" e hoje quero falar um pouco de como é a vida noturna na China . Primeiramente quero falar qual é o meu trabalho na China . Muitos sabem que estou aqui mas não sabem exatamente o porquê. Pois bem, vamos lá contarei a vocês como tudo funciona. Depois que terminei a faculdade de Educação Física resolvi que queria trabalhar com dança fora do Brasil. Procurei pela internet e achei a Latin Artistic Productions , hoje chamada L.art Produções , conversei com a proprietária e a partir dai começou minha história. Fui para São Paulo ensaiar e depois de três semanas eu estava na China. Somos um grupo de quatro pessoas, três mulheres e um homem, nosso estilo de dança é Hip Hop e Pop. O trabalho consistia em apresentações em clubes, hotéis, festivais e eventos. Chegamos na cidade chama

Hábitos Chineses

Tudo o que minha mãe me ensinou que é falta de educação aqui na China é normal! Lembro que quando comecei a postar a minha experiência sobre conviver com os chineses , algumas pessoas comentaram que eu estava mentindo , sendo que muitas outras pessoas se identificaram com os meus relatos. O que posso dizer é que possuímos ponto de vista diferentes sobre como a cultura nos atinge, e eu não inventaria algo sobre ao qual eu não presenciei. Não preciso disso. Passar férias em um determinado local é completamente diferente de viver dia-a-dia com uma cultura. Eu vivi quase 3 anos na China em mais de 30 cidades, desde das metrópoles a vilarejos.  Não acho que vivi o suficiente para conhecer a fundo os chineses, mas o pouco que eu conheci me deu informações suficientes para escrever a verdade nesse blog. Clicando aqui  você pode também conhecer mais o convívio direto com os chineses entre outros comportamentos diários.  Hábitos estranhos Vou separar alguns  hábitos estranhos

China, que país é esse???

  China Pirataria? Todo mundo de olho puxado? Miojo? Comer cachorro? O outro lado do mundo? Bom, essas foram algumas perguntas que me ocorreram quando descobrir que ia para China. Nunca havia passado na minha cabeça...  "Hoje acordei com vontade de viver dois anos na China",  não, não acordei com essa vontade e sim, vivi dois anos lá!  Quando eu me agenciei para trabalhar fora do país, a China não foi minha escolha mas sim a única opção naquele momento. E eu nem estava preocupada para qual país eu iria, minha ânsia pela viagem internacional era maior do que qualquer  " pré-conceito"  para com outra cultura que não fosse a minha. Então, a partir de agora vocês embarcam comigo em uma viagem cheia de aventuras sobre "Como é viver na China?" Cada um de vocês tem um motivo de estarem aqui. Ou porque me conhecem e querem ler o que eu vivi, ou porque gostam de ler sobre culturas diferentes, ou porque está planejando visitar ou  trabalhar na Chin