Pular para o conteúdo principal

Baladas na China - Bares e clubes | Parte II

Vamos bailar???

Você já foi em alguma danceteria na China?

Esse post traz mais um pouco do que são as danceterias na ChinaClicando aqui você pode ler a primeira parte sobre os clubes chineses. E hoje trago mais informações para vocês que querem saber sobre a vida noturna na China.

As baladas começam cedo, 8h da noite os clubes abrem, algumas fecham meia noite, outras 2h da manhã e algumas exceções até as 4h ou 5h da manhã. Vale lembrar que danceterias das principais cidades possuem horários diferentes para os clientes internacionais.
  • Atendimento;
  • Segurança;
  • Clubes
  • Comportamento dos chineses;

Atendimento

Os funcionários dos clubes são muito cordiais, os clientes são tratados como reis. Isso é algo de extrema importância no comércio chinês, todo estabelecimento possuem um atendimento espetacular. Você é muito bem recepcionado, atendido, e paparicado o tempo todo. Aqui literalmente o cliente tem TODA razão. 
A concorrência de clubes é muito grande, portanto eles prezam demais pelo bem estar dos clientes para que eles se tornem frequentadores assíduo.
Os funcionários possuem bastante paciência para suportar os chineses folgados, a hierarquia aqui é colocada em prática. Os empregados sabem que devem respeitar ao máximo o cliente.
Em alguns clubes há um serviço no banheiro masculino de massagem. Quando o homem vai no banheiro poderá receber uma massagem nas costas com toalha quente no pescoço enquanto estiver fazendo "xixi". Relaxante não é mesmo?
Mas tem uma história muito engraçada do nosso coreógrafo que não sabia de nada, e quando estava lá no mictório concentrado o cara começa a fazer massagem nele, no reflexo ele dá uma cotovelada no cara que cai, palavras do massagista "Solly, solly (Sorry)".
Muitos estrangeiros passam por essa situação, pois se assustam com uma pessoa que do nada começa a massagear nas costas.
A massagem não é de graça não, apesar deles não ficarem cobrando, mas já faz parte do ritual, ganhou massagem dê uma gorjeta. Eles sempre pagam uns 10 ou 20 RMB pelo serviço.
E sim isso é só no banheiro masculino. Infelizmente a sociedade chinesa ainda prioriza os homens, não diria que são 100% machista, pois conheci muitas mulheres que dirigem negócios e são respeitadas, mas é bem comum os homens serem mais bajulados.

Segurança 

Seguranças são quase pra bonito, eu presenciei umas 4 brigas. Os chineses não brigam muito, mas quando brigam o "bicho pega", voa tudo. Muitas vezes os seguranças fingem que não vêem muitos comportamentos proibidos para não incomodar os clientes.
No Brasil por exemplo por questões de seguranças os copos são de acrílico e em alguns clubes não é permitido vender bebidas em garrafa de vidro para ninguém levar garrafada, mas ainda assim algumas baladas ainda servem. 
Na China não há preocupações em relação a isso, pois agredir alguém é uma "dor de cabeça danada"
Desentendimentos sempre existem, né? Eu vi um cara pegar um banco pra dar nas costas de outro mais os seguranças conseguiram pegar no pulo do gato. Então para quê trocar o copo de vidro por plástico se ele pegou foi o banco?
No geral os seguranças não se metem se os "brigões" já estiverem grudados. O que eles tentam fazer é evitar o início da briga, caso não consigam, tentam proteger os outros e evitar mais danos para que não haja nenhum tipo de processo de agressão contra os seguranças e o clube.

Clubes 

A decoração dos clubes são ignorantes, quanto mais glamour melhor. Eles adoram ostentar, seria como se quanto mais glamourosa for a balada mais adequada ela é para quem tem dinheiro. Existem clubes super modernos e também os rústicos. Muito lustres, luzes, palcos que sobem e descem, sofás e mesas tudo com muita classe.
Os chineses tem mania de grandeza, são exagerados em tudo, e a decoração dos clubes sempre te deixam de queixo caindo.
Os clubes modernos são os mais extravagantes, com muita luz, telões gigantes e tecnologia de ponta, os mais rústicos são com muita madeira, sofás e lustres. No geral todos são sensacionais.

Clube CD3 Fuzhou China

Hall Clube

Danceteria China
                             
                  Clubes - Evening Show em Shenzhen, CD3 em Fuzhou e outro clube em Guiyang
                     

Comportamento dos chineses

Alguns chineses depois de algumas biritas se tornam meio taradões. Ontem ainda estávamos conversando a respeito disso e tentando achar uma lógica para esses atos. Quem nunca levou uma mãozada na balada e nem viu de onde veio???

Enshi China Clube Soho Times

Na China há casos engraçados de assédios, porque certos gestos não são vistos como assédio por eles. Os chineses nem se escondem quando dão um tapinha na bunda de alguém. 
Eu e as meninas que trabalhavam comigo já levamos mãozada, até nosso coreógrafo já levou. Conversando muito e presenciando muita coisa, juntamos algumas teorias a respeito disso.
Uma delas claro é fato, tem sim chinês tarado que quer tocar em algo que nunca viu na vida, como peito e bunda que falta nas chinesas.
As mulheres chinesas não se importam com as mãozadas, para elas é natural. Um tapa na bunda é o mesmo que um tapa nas costas.
O que acaba ocorrendo é que eles supõem que podem agir dessa forma com qualquer mulher. Infelizmente na China as mulheres são muito submissas, e engolem quietas muita falta de respeito apenas por serem mulheres.

As mulheres também querem tocar nossos peitos e bunda, mas elas pedem permissão. Porque elas não têm muito peitos nem bunda e querem saber com é a sensação de ter um para apertar. É muito engraçado isso.

E nós óbvio não íamos ficar fora dessa. Levamos algumas mãozadas e reclamamos com os diretores dos clubes que trabalhávamos, mas nada era feito. Acho que eles pensavam: "Ahh foi só uma passadinha de mão relaxa". Eles até falavam com o cliente: "Oh por favor, não faça mais isso nas meninas ok? E só isso. 
Então como não havia muito o que fazer, decidimos que quem vim bancar o engraçadinho vai levar na orelha. "Bateu levou". Em alguns lugares fomos muito bem protegidas pelos seguranças, mas sempre tem uma brecha.

Certo dia eu estava descendo do palco e um chinês deu um tapinha na minha bunda, voltei e (falando bem Catarina) "Puxei-la mão e dili bem nax costax", mas pensa num tapa naquele lombo, ele deve ter ficado uma semana com a marca dos cinco dedos nas costas. Outra situação eu estava voltando do banheiro e senti uma maldade no ar e coloquei as mãos na frente dos peitos.
Vem um chinês apalpar meus peitos, foi tão automático que quando vi já tinha enfiado a mão na cara do rapaz. Mas como sei também que aqui eles batem em mulher como batem em homem, eu já me protegi achando que ele ia revidar, mas não, ele colocou a mão no rosto e saiu rindo. 
Minha mão latejava, imagina  cara dele.

Esse vídeo é do aniversário do nosso coreógrafo


Na cidade Xiantao foi a cidade que melhor nos acolheu. Fomos muito bem acomodados, cordialidade gigante, íamos trabalhar e voltávamos com o patrão dirigindo. No trabalho então, comida boa, bebidas e até dois seguranças para nos protegem de qualquer assanhadinho. 


Em todo o lugar do mundo haverá pessoas com más intenções, mas posso dizer que na China conheci muitas pessoas maravilhosas, engraçadas e prestativas. Muitos te pedem um abraço, beijam sua mão, são super queridos educados e sensatos. 
Uma coisa que eu não posso negar é que eles são muito prestativos. Se você precisa de algo, eles lhe ajudarão. 

Eles adoram o Brasil, quando a gente fala "sou do Brasil"ele já gritam "FUTEBOL""RONALDO".


A grande maioria das mulheres chinesas são muito humildes, diferente das mulheres do Brasil que vão para as baladas ficar criticando, invejando, competindo, falando mal do cabelo, da maquiagem, da blusa que não combina com a calça. 
Aqui elas são super fãs, chegam perto de você e te chamam de bonita, te beijam e querem tirar foto. Elas são vaidosas, mas não são competitivas. Elas não se vestem para os homens ou para as mulheres, elas se vestem para si próprias. Só o fato delas irem 3 ou 4 dias seguidos para a balada com a mesma roupa você já pressupõe que elas não ficam competindo. Ao contrário das brasileiras né? Que se uma mulher sai dois dias seguido com a mesma blusa é motivo de fofoca. 
"Nossa aquela lá não troca de blusa".

Clube Soho Times China, Enshi

E como em todo países existem os pontos altos e os baixos, agradeço a Deus pela oportunidade de poder vivenciar outra cultura. Lutei muito por isso, foquei muito e hoje estou aqui.
Não podemos julgar um comportamento apenas poque não condiz com a sua cultura, são apenas pessoas que possuem uma cultura BEM diferente da sua.
Quero sugar tudo de bom deles, para que isso me torne uma pessoa melhor, e é isso que quero levar comigo para o resto da vida.

VIVA LA CHINA!

Fiquem com Deus! Um beijo da Gaivota

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como é viver na China? Chineses e seus hábitos estranhos

Chineses sempre surpreendendo! Eu poderia escrever um livro, pois a cada dia aparece uma surpresa. Igual um  "Kinder ovo" . Para quem pegou o bonde andando, não tem problema de ler esse post primeiro, mas saibam que os posts anteriores tem muitas informações sobre como é conviver com os chineses e seus hábitos. Uma das dicas chaves para se viver com chineses é: "aceitar que dói menos"! Você nunca vai mudar um hábito já enraizado na cultura deles. Se você não consegue aceitar comportamentos bem estranhos, melhor nem pisar na China ! Higiene pessoal; Corpo e vestimentas; Personalidade;                         Higiene Pessoal Começaremos hoje falando do princípio mais básico, higiene pessoal. Aff, isso é complicado por aqui. Grande maioria dos chineses não tomam banho todo dia, e ainda por cima não trocam de roupa , só não sei se trocam as peças íntimas, mas roupa não trocam não. Usam 3, 4 até 5 dias seguidos a mesma roupa. Imagina.... Não quero parecer rude

Comida Chinesa - O que os chineses comem?

Você que come Chinabox acredita que está comendo uma verdadeira comida chinesa? Lamento lhe informar que esse Chinabox aí é uma imitação barata para agradar o paladar brasileiro. Hoje quero escrever para vocês sobre comida chinesa . Ihulll . NÃO, PARA! Não vamos festejar ainda, porque comida na China é um tema complicado até certo ponto.  Antes de ir para China eu tinha pesquisado algumas coisas que me apavoraram,  e quando eu cheguei aqui eu tinha medo de comer as coisas que eu não conhecia e outras eu conhecia mas não sabia a procedência. Levou tempo para relaxar e aproveitar a culinária chinesa.   Nesse post  eu iniciei uma prévia sobre as comidas chinesa, principalmente as barraquinhas de ruas. Mas hoje quero aprofundar mais o assunto, porque para mim foi um choque muito grande fisicamente e psicologicamente a adaptação à comida chinesa.  Nesse outro post  eu relatei também como é estar comendo ao lado de um chinês, porque a princípio você pode perder o apetite  caso tenha s

Baladas na China - Bares e clubes chineses | Parte I

Você imagina como seja uma danceteria na China? Eu não fazia a menor ideia!  Os clubes chineses são bem diferentes dos nossos em todos os aspectos. Eu trabalhei muito tempo na "night chinesa" e hoje quero falar um pouco de como é a vida noturna na China . Primeiramente quero falar qual é o meu trabalho na China . Muitos sabem que estou aqui mas não sabem exatamente o porquê. Pois bem, vamos lá contarei a vocês como tudo funciona. Depois que terminei a faculdade de Educação Física resolvi que queria trabalhar com dança fora do Brasil. Procurei pela internet e achei a Latin Artistic Productions , hoje chamada L.art Produções , conversei com a proprietária e a partir dai começou minha história. Fui para São Paulo ensaiar e depois de três semanas eu estava na China. Somos um grupo de quatro pessoas, três mulheres e um homem, nosso estilo de dança é Hip Hop e Pop. O trabalho consistia em apresentações em clubes, hotéis, festivais e eventos. Chegamos na cidade chama

Hábitos Chineses

Tudo o que minha mãe me ensinou que é falta de educação aqui na China é normal! Lembro que quando comecei a postar a minha experiência sobre conviver com os chineses , algumas pessoas comentaram que eu estava mentindo , sendo que muitas outras pessoas se identificaram com os meus relatos. O que posso dizer é que possuímos ponto de vista diferentes sobre como a cultura nos atinge, e eu não inventaria algo sobre ao qual eu não presenciei. Não preciso disso. Passar férias em um determinado local é completamente diferente de viver dia-a-dia com uma cultura. Eu vivi quase 3 anos na China em mais de 30 cidades, desde das metrópoles a vilarejos.  Não acho que vivi o suficiente para conhecer a fundo os chineses, mas o pouco que eu conheci me deu informações suficientes para escrever a verdade nesse blog. Clicando aqui  você pode também conhecer mais o convívio direto com os chineses entre outros comportamentos diários.  Hábitos estranhos Vou separar alguns  hábitos estranhos

China, que país é esse???

  China Pirataria? Todo mundo de olho puxado? Miojo? Comer cachorro? O outro lado do mundo? Bom, essas foram algumas perguntas que me ocorreram quando descobrir que ia para China. Nunca havia passado na minha cabeça...  "Hoje acordei com vontade de viver dois anos na China",  não, não acordei com essa vontade e sim, vivi dois anos lá!  Quando eu me agenciei para trabalhar fora do país, a China não foi minha escolha mas sim a única opção naquele momento. E eu nem estava preocupada para qual país eu iria, minha ânsia pela viagem internacional era maior do que qualquer  " pré-conceito"  para com outra cultura que não fosse a minha. Então, a partir de agora vocês embarcam comigo em uma viagem cheia de aventuras sobre "Como é viver na China?" Cada um de vocês tem um motivo de estarem aqui. Ou porque me conhecem e querem ler o que eu vivi, ou porque gostam de ler sobre culturas diferentes, ou porque está planejando visitar ou  trabalhar na Chin