Pular para o conteúdo principal

O Trânsito na China - O caos organizado

A China é famosa pelos seus trens balas, mas e o trem fantasma você conhece?
Como é o trafego de carros? Ônibus? Moto?

Embarca aí que hoje nós vamos falar sobre o trânsito na China

Prontos??? Apertem os cintos!!


trânsito na China é uma loucura para não dizer cômico, uma barulheira, é buzina para todos os lados. Não existe regra para faixa da direita ou esquerda, onde tiver um buraco para ultrapassar os caras se metem, e apesar de ser uma baderna, funciona. Dificilmente você verá um acidente.
Uma das regras importantes que você aprende na auto escola chinesa para evitar acidentes é: você deve cuidar da metade da frente do seu carro e a metade de trás do carro da frente. Pode relaxar que a traseira do seu carro o de trás estará cuidando.
A buzina é o método para evitar acidentes, ela é mais importante que a seta. 
Você quer ultrapassar?? Vai se enfiando e buzinando, é um jeito de avisar "Tô passando"
Os semáforos controlam algumas ruas principais, mas em ruas que não o possuem a preferência é de quem se mete na frente. Eles cortam um a frente do outro mas não ficam bravos por isso. Diferente dos brasileiros que utilizam a buzina quando estão nervosos. Na China é tudo na paz, às vezes você ouve o taxista resmungar mas não é nada de mais.
Em alguns centros da cidade existe uma divisão entre os carros de passeio e táxis, e as bicicletas elétricas. 
No Brasil Honda CG é mato né? Motoboys, entre outros trabalhadores necessitam de um meio de transporte barato e rápido para facilitar a vida. Pois bem, na China são as bicicletas elétricas. É um enxame, um arrastão. As bicicletinhas circulam ao lado dos carros, às vezes na frente, mas muitas cidades possuem uma faixa extra especificamente para elas. Há cidades que em determinadas ruas elas são proibidas. Compreensível, porque é realmente um caos, porém muito prática, rápida e não polui o ambiente. Depois de usá-la durante o dia é só deixar carregando durante a noite. Eu já dei um rolé em uma hehehehe. E não são caras, os telefones celulares são mais caros do que as bicicletas elétricas. Com 500 reais você compra uma.

Pedestres ATENÇÃO!
Relembrando que nem todas as ruas possuem semáforos e faixa de pedestres. Então se você quer atravessar a rua, se joga, porque se você pensa que algum carro vai parar para você atravessar, pegue um banquinho e senta.
Você tem que atravessar sem medo, eles não vão te atropelam. É muito caro atropelar alguém, mas vale matar. Tô zuando não. 
Muitos vídeos circulam na internet sobre acidentes que envolvem atropelamentos na China. Eu já vi um vídeo que um carro atropelou uma criança, só que a criança não estava morta e o motorista deu a ré algumas vezes para ter certeza que a criança estava morta. "Bem sangue frio"
Mas porquê? A resposta não justifica em nada essa barbaridade, mas na China quando você atropela alguém, automaticamente você se torna responsável pela pessoa, tudo que ela precisar pelo resto da vida você terá a obrigação financeira de custear. Se a pessoa ficar inválida, não conseguir trabalhar, todas as despesas médicas e hospitalar, TUDO fica à cargo do autor do atropelamento. 
Se você atropela alguém e essa pessoa vem a falecer, você tem de responder processos e pagar multas, mas essas multas não são tão altas se comparadas com os gastos se o atropelado sair vivo do acidente. É um tema delicado e um tanto quanto desumano, mas acredito que não seja generalizado. Assim como há brasileiros que matam por tão pouco. Há sim chineses que matam por muito.

A China sendo o país mais populoso do mundo, consequentemente há muitos carros e muita poluição. Lembro que quando eu vi uma reportagens na televisão sobre a China, com os chineses usando aquelas máscaras higiênicas. Eu pensava: "Tá todo mundo doente", "Nossa deve ser um vírus". "Gripe aviária". Não, não, não, PARAAAA.

Existem três importantes motivos para o uso da máscara higiênica.

1- Para pedestres e usuários das bicicletinhas é extremamente necessário. A fumaça dos carros jogada na cara de quem utiliza o trânsito todo dia é gigante.

2 - Algumas pessoas que estão doentes usam também, para respeitar as pessoas ao redor. Nas conveniências tem um pacote com 7 máscaras ,que é em média a duração do vírus em nosso corpo.

3-  Respirar um ar gelado de -26 graus, GENTEEEEEE, o ar parece entrar rasgando a traqueia. Você não tem noção do alívio que é usar uma máscara em lugares assim frio. Até porque o nariz serve para aquecer o ar que inalamos, mas nesse frio não há nariz que dê conta.

Pois bem, como o uso não é exclusivo para doença, a China customizou e você acha em qualquer lugar as máscaras de tecido personalizadas com bordados, bichinhos, Hello Kity, Apple, infinitas variedades. Melhor do que comprar as descartáveis. Comprando as de tecidos você pode lavar para usar novamente.
Então juntando esses três motivos, se você ver vários chineses com máscara na cara, não precisa sair correndo. Eles não estão infectados com um vírus letal, mas sim se protegendo da inalação de fumaça nociva.
Abaixo deixo um vídeo curto que mostra um pouquinho do trânsito na China.


Táxis

Os taxistas buzinam muito também para pegar clientes. Quando eles veem alguém parado na estrada já buzinam de longe como forma de pergunta se você quer pegar o táxi dele. Caso queira levante a mão. Mesmo que você não levante a mão alguns até vão passar devagar para ter certeza que você não quer. Não fique triste se na hora que o taxista ver que você é estrangeiro ele pise no acelerador e "tacalhepau nesse carrinho Marco véio". Sim, alguns não querem transportar estrangeiros. Já cheguei a sentar no táxi e entregar o cartão com o endereço, o homem leu e disse que não iria fazer a corrida. Tive que sair do carro com -26 graus numa rua deserta que mal passava táxi. 
Alguns não sabem ler, outros já sabem que a comunicação vai ser complicada e não querem perder tempo. Vi pouquíssimas mulheres sendo taxistas. 
Outro tipo de táxi são os famosos "Tuc-tuc", são uns Mototáxis que possuem vários modelos. Alguns são os normais apenas para uma pessoa, outros são para no máximo 4 pessoas. Barato, rápido mas um pouco perigoso. Dá um medinho.  
No vídeo em cima tem um trecho que estou utilizando um táxi desse. 
E nessa foto embaixo é possível ver um "Tuc-Tuc" para duas pessoas.


Os táxis não são caros, cada cidade possui uma tarifa inicial (bandeira ou bandeirada). Uma corrida de 5 minutos sai em torno de R$5,00O cartão mensal de transporte público também pode ser usado como pagamento nos táxis.
Os táxis são padronizados, quase sempre sedan, velho, verde ou vermelho. Algumas cidades tem cores diferentes, como azul e amarelo, uns e outros que são mais novinhos. Em Shenzhen o táxi verde a bandeirada é mais barata do que os táxis vermelhos. No aeroporto tem dois pontos de táxis um para o verde e outro para o vermelho. Não sei o porque da diferença de preço. Nos últimos meses em Shenzhen eu vi uma nova frota de táxis bem equipados e pelo mesmo preço. Cor branca com azul, talvez eles estejam começando a renovar a frota.
Quanto mais do interior é a cidade mais caindo aos pedaços o táxi é. Santana preto é sempre táxi clandestino. O que posso dizer é que usar o serviço de táxi na China vale a pena, barato rápido e fácil de achar.

Ônibus

As linhas de ônibus dentro das cidades funcionam normal como as nossas. A diferença está no preço, pois na China a passagem é muito barata. Com mais ou menos 0,50 centavos você percorre a cidade toda. O difícil é entender a direção sendo que está tudo em mandarim, um jeito fácil é tentar saber os números, pois alguns há números junto com o nome. 
Os ônibus de longa distância possuem três tipos, os normais com assentos confortáveis, ar condicionado e banheiro, tem os que possuem camas, somente camas não há assentos, e tem os que carregam "burro de carga", banco de 90° graus sem banheiro e sem ar condicionado.
Eu já utilizei os três modelos e já me antecipo que o último modelo foi quando paguei por todos os meus pecados.
Os ônibus que têm camas são um barato. Não é uma cama que se diga nossa que cama grande, mas para longas distâncias até que serve. Muito bom mesmo.
Agora o "busão de burro de carga" esse ninguém merece. O chinês que estava levando nosso grupo para a nova cidade disse que a viagem duraria apenas "10 horas", foram 24 HORAS de viagem. 24 horas em ônibus que não tinha banheiro, os bancos não inclinavam, pessoas fumando e crianças berrando. Foi a pior viagem da minha vida. Eram feitas paradas o tempo todo, pois as pessoas precisavam urinar. Cada banheiro de beira de estrada que minha NOSSA. A única coisa que me salvou foi que os últimos bancos estavam vazios, e eu conseguia me deitar para cochilar.
Abaixo algumas fotos do ônibus com camas.
  
Ônibus chinês com Cama

Cama no ônibus Chinês


Metrôs

As cidades que possuem metrô o número de bicicletas elétricas é menor. O metrô também é um meio de transporte muito barato na china, com mais ou menos 1 real você conhece a cidade toda. E o melhor de tudo é que você não precisa falar com ninguém, as máquinas de compra de bilhete tem a opção em inglês, escolha a cor da linha, depois o nome da estação, insira o dinheiro, pegue o troco o bilhete e vai para catraca. Simples e prático. Tem uma linha do metrô de Pequim (Beijing) que fede muito, a catinga de gente que não toma banho há semanas está impregnado nos bancos e janelas daquele trem. Mas metrô é isso né, horário de pico todo mundo esmagado e fedendo. Normalmente apenas umas duas linhas ficam bem cheias na "hora do Rush", num geral é tranquilo.

Chinese Subway Line


Trêns

Os trens são uma beleza, um pouco caro para os chineses de classe-média-baixa assim como  as passagens aéreas. Mas GENTEEEEE  tens uns tipos de trens que são desumano, eu o chamo de "Trem fantasma" normalmente usados pelas pessoas que não tem condições financeiras para viajar no trem normal. Eu graças a Deus não tive o desgosto de viajar nessa "coisa". Já tinha pago meus pecados nas 24 horas que fiquei naquele busão. Mas minha colega teve que pagar os pecados dela. Ela perdeu o trem bonitinho sentadinha e teve que pegar o "trem de carga". Tem uma parte do trem que há assentos, tem uma parte do trem que há camas, e tem a parte do trem que não há NADA. Sim, NADA, "NO ECXISTE". nem banco, nem cama, nem nada. E ela como não teve opção, nem sabia que deveria ter levado um banquinho de casa, ficou 8 horas em pé no meio de um monte de chineses fumando, peidando, arrotando, mijando entre outras nojeiras a mais. Não quero nem imaginar a situação. Esses trens são vermelhos, então evite, porque é furado.
Mas os trens top de linha são uma maravilha. O trem bala então, primeira classe um luxo. Fiz o trajeto Pequim-Xangai 2 vezes com o trem bala. Muito bom e recomendo. 


China Train

Fiquem com Deus e até a próxima!
Beijo da Gaivota

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como é viver na China? Chineses e seus hábitos estranhos

Chineses sempre surpreendendo! Eu poderia escrever um livro, pois a cada dia aparece uma surpresa. Igual um  "Kinder ovo" . Para quem pegou o bonde andando, não tem problema de ler esse post primeiro, mas saibam que os posts anteriores tem muitas informações sobre como é conviver com os chineses e seus hábitos. Uma das dicas chaves para se viver com chineses é: "aceitar que dói menos"! Você nunca vai mudar um hábito já enraizado na cultura deles. Se você não consegue aceitar comportamentos bem estranhos, melhor nem pisar na China ! Higiene pessoal; Corpo e vestimentas; Personalidade;                         Higiene Pessoal Começaremos hoje falando do princípio mais básico, higiene pessoal. Aff, isso é complicado por aqui. Grande maioria dos chineses não tomam banho todo dia, e ainda por cima não trocam de roupa , só não sei se trocam as peças íntimas, mas roupa não trocam não. Usam 3, 4 até 5 dias seguidos a mesma roupa. Imagina.... Não quero parecer rude

Comida Chinesa - O que os chineses comem?

Você que come Chinabox acredita que está comendo uma verdadeira comida chinesa? Lamento lhe informar que esse Chinabox aí é uma imitação barata para agradar o paladar brasileiro. Hoje quero escrever para vocês sobre comida chinesa . Ihulll . NÃO, PARA! Não vamos festejar ainda, porque comida na China é um tema complicado até certo ponto.  Antes de ir para China eu tinha pesquisado algumas coisas que me apavoraram,  e quando eu cheguei aqui eu tinha medo de comer as coisas que eu não conhecia e outras eu conhecia mas não sabia a procedência. Levou tempo para relaxar e aproveitar a culinária chinesa.   Nesse post  eu iniciei uma prévia sobre as comidas chinesa, principalmente as barraquinhas de ruas. Mas hoje quero aprofundar mais o assunto, porque para mim foi um choque muito grande fisicamente e psicologicamente a adaptação à comida chinesa.  Nesse outro post  eu relatei também como é estar comendo ao lado de um chinês, porque a princípio você pode perder o apetite  caso tenha s

Baladas na China - Bares e clubes chineses | Parte I

Você imagina como seja uma danceteria na China? Eu não fazia a menor ideia!  Os clubes chineses são bem diferentes dos nossos em todos os aspectos. Eu trabalhei muito tempo na "night chinesa" e hoje quero falar um pouco de como é a vida noturna na China . Primeiramente quero falar qual é o meu trabalho na China . Muitos sabem que estou aqui mas não sabem exatamente o porquê. Pois bem, vamos lá contarei a vocês como tudo funciona. Depois que terminei a faculdade de Educação Física resolvi que queria trabalhar com dança fora do Brasil. Procurei pela internet e achei a Latin Artistic Productions , hoje chamada L.art Produções , conversei com a proprietária e a partir dai começou minha história. Fui para São Paulo ensaiar e depois de três semanas eu estava na China. Somos um grupo de quatro pessoas, três mulheres e um homem, nosso estilo de dança é Hip Hop e Pop. O trabalho consistia em apresentações em clubes, hotéis, festivais e eventos. Chegamos na cidade chama

Hábitos Chineses

Tudo o que minha mãe me ensinou que é falta de educação aqui na China é normal! Lembro que quando comecei a postar a minha experiência sobre conviver com os chineses , algumas pessoas comentaram que eu estava mentindo , sendo que muitas outras pessoas se identificaram com os meus relatos. O que posso dizer é que possuímos ponto de vista diferentes sobre como a cultura nos atinge, e eu não inventaria algo sobre ao qual eu não presenciei. Não preciso disso. Passar férias em um determinado local é completamente diferente de viver dia-a-dia com uma cultura. Eu vivi quase 3 anos na China em mais de 30 cidades, desde das metrópoles a vilarejos.  Não acho que vivi o suficiente para conhecer a fundo os chineses, mas o pouco que eu conheci me deu informações suficientes para escrever a verdade nesse blog. Clicando aqui  você pode também conhecer mais o convívio direto com os chineses entre outros comportamentos diários.  Hábitos estranhos Vou separar alguns  hábitos estranhos

China, que país é esse???

  China Pirataria? Todo mundo de olho puxado? Miojo? Comer cachorro? O outro lado do mundo? Bom, essas foram algumas perguntas que me ocorreram quando descobrir que ia para China. Nunca havia passado na minha cabeça...  "Hoje acordei com vontade de viver dois anos na China",  não, não acordei com essa vontade e sim, vivi dois anos lá!  Quando eu me agenciei para trabalhar fora do país, a China não foi minha escolha mas sim a única opção naquele momento. E eu nem estava preocupada para qual país eu iria, minha ânsia pela viagem internacional era maior do que qualquer  " pré-conceito"  para com outra cultura que não fosse a minha. Então, a partir de agora vocês embarcam comigo em uma viagem cheia de aventuras sobre "Como é viver na China?" Cada um de vocês tem um motivo de estarem aqui. Ou porque me conhecem e querem ler o que eu vivi, ou porque gostam de ler sobre culturas diferentes, ou porque está planejando visitar ou  trabalhar na Chin