Pular para o conteúdo principal

O dia a dia de um chinês | Comportamento chinês

Sabe o que eu adoro na China?  

As surpresas de cada dia sempre me fazem aprender algo novo ou descubro algo bizarro e/ou extraordinário sobre os chineses. 
Na primeira etapa da minha vida na China eu estive em 7 cidades diferentes. Fuzhou, Shaowu, Xiamen, Jiangyin, Shenzhen, Enshi e Xiantao. E cada região me acrescentou algo inédito. Hoje sinto falta por não ter aproveitado mais. Existem momentos que nada paga, você tem que viver. Minha experiência na China só me fez acrescentar valores para o meu ser.
  • Segurança nas ruas;
  • Superstições;
  • Sociedade;
  • Lazer;

Segurança nas ruas

A taxa de criminalidade na China é muito baixa. Todas as ruas, estabelecimentos, ônibus, trens, metrôs, aviões, táxis são monitorados por câmeras do governo. Você pode andar na rua de madrugada, retirar dinheiro no caixa eletrônico e sair contanto dinheiro que nada te acontece. O sistema de punição para quem pratica furto ou roubo é severa, membros são amputados. O tamanho da amputação depende do valor que foi roubado. Assim é possível observar se alguém já praticou algum crime. 
Eles já não são muito simpáticos uns com os outros, imagina vendo alguém sem mão na rua. 
Eu vi poucas pessoas com dedos cortados. Mas nunca se sabe se foi um acidente ou por roubo/furto.
Não posso afirmar se essas punições ainda são aplicadas de tal modo, mas foi o que os chineses me contaram. A pena de morte que é aplicada fielmente desde crimes de tráfico de drogas até corrupção de certa forma põe o povo na linha.
A China foi o lugar que eu mais me senti segura.

China, Taian

Vida de um chinês

Os policiais quase não tem trabalho, porque não existe violência nas ruas. Eles nem portam armas.
Se você estiver caminhando na rua e achar alguma coisa no chão, não pegue, ninguém pega, vai ficar ali no chão até o dono voltar para procurar. Eles podem gritar com você se caiu algo do seu bolso, ou da mão, mas dificilmente vão pegar para lhe entregar. Já nos aconteceu de um menino chinês vir correndo para entregar o celular de uma amiga nossa que havia caído, mas é muito raro.
Mas é claro que tem os "safadinhos", óbvio, como em todos os lugares. Por exemplo, fizeram a "elza" no meu casaco dentro de um clube que eu trabalhava, mas é bem difícil ser roubado na China.
Eu nunca presenciei nada do tipo. Alguns amigos me disseram que Guangzhou (Cantão) começou uma onda de roubos de celulares. As pessoas caminhando com o celular na orelha, passa uma motinho e vrumm, tchau celular. 

Altas horas da madrugada e essa motinho de boa na rua e ninguém mexe, só eu que fui bater uma foto.


Briga de rua eu já vi algumas, mas a policia não se manifestou. Tinha uns caras saindo de uma balada e começaram a brigar com um outro rapaz. Aqui os cara batem mesmo, mas é raríssimo ver uma briga. Uma vez em Pequim (Beijing) na saída da balada houve uma briga  com homens e mulheres juntos. Na China não tem a lei Maria da Penha não, os seguranças só olhavam. 
Segue o vídeo ai embaixo.

Superstições

Os chineses são muito supersticiosos, morrem de medo de espíritos, respeitam muito a morte e tem medo dela. O número 4 para eles é um número horrível. Eles odeiam toda a combinação que exista o número 4. Milhares de hotéis e condomínios antigos os elevador não possui o quarto andar, e o 13 que somando dá 4 muitas vezes também não tem. 
Os chips de celulares que têm muito 4 são mais baratos do que as combinações que não possuem. É engraçado ver eles evitarem tudo que combine 4. Quatro lugares na mesa, não pode, coloca-se uma cadeira a mais, mesmo que não seja pra ninguém.

Eu recebi duas explicações pela a causa do medo do número 4, a primeira é por causa da pronúncia do número quatro em mandarim que soa semelhante a palavra morte. A segunda explicação é sobre o massacre dos japoneses contra a China, que cai no dia 4 de abril, e é feriado nacional. Uma chinesa me falou que é em respeito aos mortos da guerra, sendo assim nesse dia eles não trabalham. Esse é o grande motivo da inimizade entre chineses e japoneses.
O número 4 é só um exemplo de muitas outras superstições que os chineses têm.

Shenzhen, China












Sociedade

Apesar dos chineses serem bem porquinhos as ruas sempre estão limpas, pois há sempre alguém limpando. Nas madrugadas sempre passa um caminhão varrendo e jogando água e durante o dia há os garis mantendo a limpeza.
Você pode encontrar também várias bicicletas para serem alugadas, muitas vezes olhei e pensei comigo: "Nossa, se fosse no Brasil não tinha mais nenhuma".
Tudo o que você ver na rua é preservado, nada destruído, a educação comunista e leis bem severas mantem o patrimônio chinês intacto.

Existe a máfia chinesa???
Sim, mas é claro!!! "os gangster".
Sempre há aquela dúvida se as máfias existem mesmo. Muitas pessoas pensam que isso só existe nos filmes de Hollywood. Mas a verdade é que existe sim, pelo menos na China você não verá acerto de contas nas ruas, eles levam o sujeito para um lugar discreto onde nunca mais será encontrado. 
Alguns colegas me falaram de algumas características de fácil identificação dos mafiosos, mas tudo é muito discreto.
Sempre ouvimos falar que todos os clubes chineses são lavagem de dinheiro da máfia. Depois de um tempo devo concordar que acredito no boato, porque cada esquina tem um clube e alguns são tão vazios que não dá para imaginar que entre dinheiro o suficiente para manter o estabelecimento aberto.
Os clubes sempre são uma sociedade, nunca conheci um clube que tivesse apenas um dono. Sempre tem o dono do local, o que tem o dinheiro para investir, e o que tem o talento para administrar.
Fazer sociedade na China é muito comum, é uma forma de ajudarem uns aos outros.

Aniversário do gerente

Lazer

Os chineses trabalham pra C*, isso é fato! Mas e o que eles fazem para se divertirem nas horas de lazer?
Chineses adoram clubes, bares e karaokês, são frequentadores assíduos desses estabelecimentos. E os empresários tem de investir em atrações para seu público.
Todo clube chinês você vai encontrar cantores e dançarinos, chineses ou estrangeiros. Vários clubes investem melhor nas atrações e também apresentam modelos e acrobatas. 
As modelos são contratadas para reproduzir o desfile da "Victoria Secrets".
Os bares investem em música ao vivo, morei um tempo com uma venezuelana que cantava em uma banda.
Nos Karaokês chamados na China de KTV o investimento fica por conta de uma bela decoração, um ambiente agradável com salas grandes e confortáveis e com um equipamento de qualidade.
Alguns restaurantes e hotéis também investem em música ao vivo.
Eu posso dizer que os chineses apreciam muito a arte, eles adoram tudo que é envolvido com música, tanto que eles não vão para os clubes para dançar, mas sim para apreciar o show oferecido pela casa. Por isso que os clubes investem tanto em trazer atrações internacionais, porque é diferente e aumenta a clientela.

Chinese Singer

Galera por hoje é só fiquem com Deus e até a próxima!
Beijo da Gaivota! 

Comentários

  1. kkkkkkkk vandalismo pode até ser 0, mas que tem catarina dando tapa na cara de chinês tem hahah, mariana muito foda como tu escreveu eu ri kkk, valeu por compartilhar muito bom. Muita coisa já sabia, quem sera que me antecipou heim ?> hahah ótima semana p/ vc e equipe na china, falow abraço do brasil, ou melhor das garopabas. hah falow.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como é viver na China? Chineses e seus hábitos estranhos

Chineses sempre surpreendendo! Eu poderia escrever um livro, pois a cada dia aparece uma surpresa. Igual um  "Kinder ovo" . Para quem pegou o bonde andando, não tem problema de ler esse post primeiro, mas saibam que os posts anteriores tem muitas informações sobre como é conviver com os chineses e seus hábitos. Uma das dicas chaves para se viver com chineses é: "aceitar que dói menos"! Você nunca vai mudar um hábito já enraizado na cultura deles. Se você não consegue aceitar comportamentos bem estranhos, melhor nem pisar na China ! Higiene pessoal; Corpo e vestimentas; Personalidade;                         Higiene Pessoal Começaremos hoje falando do princípio mais básico, higiene pessoal. Aff, isso é complicado por aqui. Grande maioria dos chineses não tomam banho todo dia, e ainda por cima não trocam de roupa , só não sei se trocam as peças íntimas, mas roupa não trocam não. Usam 3, 4 até 5 dias seguidos a mesma roupa. Imagina.... Não quero parecer rude

Comida Chinesa - O que os chineses comem?

Você que come Chinabox acredita que está comendo uma verdadeira comida chinesa? Lamento lhe informar que esse Chinabox aí é uma imitação barata para agradar o paladar brasileiro. Hoje quero escrever para vocês sobre comida chinesa . Ihulll . NÃO, PARA! Não vamos festejar ainda, porque comida na China é um tema complicado até certo ponto.  Antes de ir para China eu tinha pesquisado algumas coisas que me apavoraram,  e quando eu cheguei aqui eu tinha medo de comer as coisas que eu não conhecia e outras eu conhecia mas não sabia a procedência. Levou tempo para relaxar e aproveitar a culinária chinesa.   Nesse post  eu iniciei uma prévia sobre as comidas chinesa, principalmente as barraquinhas de ruas. Mas hoje quero aprofundar mais o assunto, porque para mim foi um choque muito grande fisicamente e psicologicamente a adaptação à comida chinesa.  Nesse outro post  eu relatei também como é estar comendo ao lado de um chinês, porque a princípio você pode perder o apetite  caso tenha s

Baladas na China - Bares e clubes chineses | Parte I

Você imagina como seja uma danceteria na China? Eu não fazia a menor ideia!  Os clubes chineses são bem diferentes dos nossos em todos os aspectos. Eu trabalhei muito tempo na "night chinesa" e hoje quero falar um pouco de como é a vida noturna na China . Primeiramente quero falar qual é o meu trabalho na China . Muitos sabem que estou aqui mas não sabem exatamente o porquê. Pois bem, vamos lá contarei a vocês como tudo funciona. Depois que terminei a faculdade de Educação Física resolvi que queria trabalhar com dança fora do Brasil. Procurei pela internet e achei a Latin Artistic Productions , hoje chamada L.art Produções , conversei com a proprietária e a partir dai começou minha história. Fui para São Paulo ensaiar e depois de três semanas eu estava na China. Somos um grupo de quatro pessoas, três mulheres e um homem, nosso estilo de dança é Hip Hop e Pop. O trabalho consistia em apresentações em clubes, hotéis, festivais e eventos. Chegamos na cidade chama

Hábitos Chineses

Tudo o que minha mãe me ensinou que é falta de educação aqui na China é normal! Lembro que quando comecei a postar a minha experiência sobre conviver com os chineses , algumas pessoas comentaram que eu estava mentindo , sendo que muitas outras pessoas se identificaram com os meus relatos. O que posso dizer é que possuímos ponto de vista diferentes sobre como a cultura nos atinge, e eu não inventaria algo sobre ao qual eu não presenciei. Não preciso disso. Passar férias em um determinado local é completamente diferente de viver dia-a-dia com uma cultura. Eu vivi quase 3 anos na China em mais de 30 cidades, desde das metrópoles a vilarejos.  Não acho que vivi o suficiente para conhecer a fundo os chineses, mas o pouco que eu conheci me deu informações suficientes para escrever a verdade nesse blog. Clicando aqui  você pode também conhecer mais o convívio direto com os chineses entre outros comportamentos diários.  Hábitos estranhos Vou separar alguns  hábitos estranhos

China, que país é esse???

  China Pirataria? Todo mundo de olho puxado? Miojo? Comer cachorro? O outro lado do mundo? Bom, essas foram algumas perguntas que me ocorreram quando descobrir que ia para China. Nunca havia passado na minha cabeça...  "Hoje acordei com vontade de viver dois anos na China",  não, não acordei com essa vontade e sim, vivi dois anos lá!  Quando eu me agenciei para trabalhar fora do país, a China não foi minha escolha mas sim a única opção naquele momento. E eu nem estava preocupada para qual país eu iria, minha ânsia pela viagem internacional era maior do que qualquer  " pré-conceito"  para com outra cultura que não fosse a minha. Então, a partir de agora vocês embarcam comigo em uma viagem cheia de aventuras sobre "Como é viver na China?" Cada um de vocês tem um motivo de estarem aqui. Ou porque me conhecem e querem ler o que eu vivi, ou porque gostam de ler sobre culturas diferentes, ou porque está planejando visitar ou  trabalhar na Chin