Pular para o conteúdo principal

Trabalhar na China | Visto de Trabalho


China!!


No post anterior foi dada a largada sobre a saga de trabalhar na China. Você que pegou o bonde andando, bom seria voltar uma casa para entender o desfecho do assunto. Clique aqui que você vai estar por dentro sobre o visto de turista, e como e quando que eu descobrir que estava trabalhando ilegalmente.

Continuando a história.....
..... descobrir então que meu visto era inválido para cumprir o novo contrato de 3 meses no Happy Valley Park. Todos os artistas estrangeiros do parque, ou seja, nós brasileiros e os russos fomos fazer o visto de trabalho.

Apesar do parque ser uma empresa nacional chinesa, há sempre brechas para "economizar", "dar uma curva no sistema" ou o famoso "jeitinho brasileiro". Os chineses também sabem fazer o jeitinho chinês de ser.

Brasileiros trabalhando na China

Nosso contrato durava 3 meses, mas foram apenas emitidos 2 mês de visto de trabalho, porquê?

Para entrar na China com vôo direto, você tem que sair do país de origem já com o visto no passaporte, uma outra opção é fazer o visto em Hong Kong
Todos os artistas, tanto os brasileiros quanto os russos chegaram em Shanghai para cumprir o contrato com no mínimo um mês de visto de turista em mãos.

O visto de trabalho demora em média um mês para ficar pronto, mas tu acha que ficamos um mês parado sem trabalhar esperando o visto ficar pronto? JAMMMÉÉÉ!

Teoricamente só poderíamos começar a trabalhar quando o visto tivesse pronto, mas na realidade trabalhamos o mês de espera da emissão de visto e depois recebemos o visto de trabalho com 2 meses de duração.

Como é feito o visto de trabalho?

Fiz meu visto de 2012, então se alguém fez depois e se as regras mudaram por favor podem comentar. Na minha época primeiramente eram necessários fazer uma bateria de exames. No Brasil é preciso um atestado médico para uma empresa assinar sua carteira. Na China eles realmente fazem todos os exames, diferente do Brasil que o médico olha pra tua cara e pergunta: "Tas bonzinho meu quirido?" Alguém na procura por emprego vai dizer que tá morrendo? Então o médico assina e depois de 5 meses o empregado entra na perícia! rsrsrsrsrs 
Na China não funciona assim, você vai fazer todos os exames certinho.
  • Exames de sangue;
  • HIV;
  • Eletrocardiograma;
  • Teste de gravidez;
  • Exames ortopédicos;
Depois de uma semana os exames ficaram prontos, voltamos à clínica e os médicos apenas nos explicaram os resultados. Depois fomos para o escritório que emite os vistos, preenchemos formulários e entregamos toda a papelada. E claro que não fizemos isso sozinhos, a tradutora do grupo que nos encaminhou para fazer tudo. Não houve necessidade de regressar ao escritório, os passaportes foram enviados para o parque depois de 3 semanas e a tradutora nos devolveu.

Abaixo mostra o meu visto de turismo que foi cancelado dando lugar ao meu visto de trabalho:

Visto cancelado, china Visa

Esse é um visto de trabalho:

Chinese Work Visa

Como o visto de trabalho funciona?

A resposta dessa pergunta resume o motivo por eu ter trabalhado praticamente 2 anos ilegal. Um visto de trabalho só é valido para a cidade o qual foi feito a emissão. Por exemplo, meu visto foi emitido em Shanghai (Xangai), o parque para o qual trabalhei também tem filiais em Beijing (Pequim), Shenzhen, entre outras cidades, porém eu não poderia trabalhar em nenhuma outra sede por não ser a cidade ao qual meu visto foi emitido.
Isso esclarece meu primeiro contrato na China. Porque mesmo se nosso grupo tivesse feito visto de trabalho na época que chegamos seria em vão, pois mudamos de cidade praticamente toda semana.

E quando o visto expira? 
Pegue seu banquinho e saia de fininho! rsrsrsrsrs

Há tolerância de dias?? 

Há, porem há também multas por dias extrapolados. Até onde minha experiência vai, o pagamento da multa não é feito quando você sai, mas quando você quiser retornar à China. Ou seja na aplicação de um novo visto constará que da última vez você ficou devendo alguns renminbis por não ter saído na data certa. (RMB ou Yuan). 500RMB = 227 reais por dia (câmbio de 2012).

Vale lembrar que dependendo do motivo da permanência ilegal no país, assim como registros policiais no seu passaporte, não será possível o regresso ao país com o mesmo passaporte. Alguns dias podem ser tolerados e até mesmo noticiado na delegacia. Meu conselho é sempre avise as autoridades.

Se é tão complicado a emissão de visto de trabalho, como é que há tantos estrangeiros trabalhando na China?

Vamos falar da área artística primeiro.
A China é um país que ama os shows de entretenimento, amantes de KTV (Karaokes), o lazer para os chineses são clubes, bares, KTV, danceterias, hotéis, restaurantes, parques, shows, etc; repletos de apresentações artísticas de todas as áreas.

Um clube apresenta por noite em médias de 5 à 8 shows. Modelos, dançarinos, cantores, acrobatas, etc; 
Faz parte da vida noturna chinesa. Se você quiser saber mais como é a vida noturna na China clique aqui.

Sabendo do grande Show Business que rola na China em relação a entretenimento, é possível deduzir que para que haja um conteúdo diferenciado, é preciso contratar estrangeiros. O biotipo asiático é padrão, baixa estatura, corpos unissex, formas ortopédicas quase idênticas e sem muita habilidades para dança. Pra não dizer que eles são tudo iguais e desengonçados! 

Raro, e é muito raro algum desses estabelecimentos emitirem visto de trabalho. Existem, mas o cerco está se fechando. Em 2012 de certa forma"tava tudo liberado". Haviam poucas fiscalizações permitindo que os negócios fluíssem normalmente.

Lembrando que o visto de turista durava 3 meses, em 2013 mudou para apenas um mês, 2013 foi um ano zica na China para os estrangeiros.

Visto de turista durava 3 meses, só podendo ser renovado com a saída da China que era feito por Hong Kong. Logo surgiu uma estratégia vantajosa para os estrangeiros que era fazer o visto de Business (Negócios) que dura 6 meses com múltiplas entradas. Ótimo principalmente para quem trabalhava no norte da China para economizar tempo e dinheiro.

Só tem um porém, não é tão fácil obter o visto de negócios. Não que fosse difícil, mas é aí que você começa a conhecer a máfia chinesa.
Existe um grande porém, o visto de negócios também não te dar o direito de trabalhar, ele apenas facilitava a vida de muitos artistas e empregadores chineses, pois normalmente quem paga pelo visto é o contratante.

Devo admitir que mesmo não sendo o visto apropriado para trabalho era mais confortável tê-lo. Normalmente as pessoas que solicitam esse visto é quem trabalha com importação/exportação.

Eu tive visto de negócios e explicarei mais adiante como funciona.

Próximo post:

Como fazer visto de negócios e como ele funciona?

Como é feito a deportação por trabalhar ilegalmente?

Quando fui pega trabalhando ilegalmente e como foi?

Obrigada por seguirem o blog, compartilhem!!! Fiquem com Deus e até a próxima! Beijos da Gaivota!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como é viver na China? Chineses e seus hábitos estranhos

Chineses sempre surpreendendo! Eu poderia escrever um livro, pois a cada dia aparece uma surpresa. Igual um  "Kinder ovo" . Para quem pegou o bonde andando, não tem problema de ler esse post primeiro, mas saibam que os posts anteriores tem muitas informações sobre como é conviver com os chineses e seus hábitos. Uma das dicas chaves para se viver com chineses é: "aceitar que dói menos"! Você nunca vai mudar um hábito já enraizado na cultura deles. Se você não consegue aceitar comportamentos bem estranhos, melhor nem pisar na China ! Higiene pessoal; Corpo e vestimentas; Personalidade;                         Higiene Pessoal Começaremos hoje falando do princípio mais básico, higiene pessoal. Aff, isso é complicado por aqui. Grande maioria dos chineses não tomam banho todo dia, e ainda por cima não trocam de roupa , só não sei se trocam as peças íntimas, mas roupa não trocam não. Usam 3, 4 até 5 dias seguidos a mesma roupa. Imagina.... Não quero parecer rude

Comida Chinesa - O que os chineses comem?

Você que come Chinabox acredita que está comendo uma verdadeira comida chinesa? Lamento lhe informar que esse Chinabox aí é uma imitação barata para agradar o paladar brasileiro. Hoje quero escrever para vocês sobre comida chinesa . Ihulll . NÃO, PARA! Não vamos festejar ainda, porque comida na China é um tema complicado até certo ponto.  Antes de ir para China eu tinha pesquisado algumas coisas que me apavoraram,  e quando eu cheguei aqui eu tinha medo de comer as coisas que eu não conhecia e outras eu conhecia mas não sabia a procedência. Levou tempo para relaxar e aproveitar a culinária chinesa.   Nesse post  eu iniciei uma prévia sobre as comidas chinesa, principalmente as barraquinhas de ruas. Mas hoje quero aprofundar mais o assunto, porque para mim foi um choque muito grande fisicamente e psicologicamente a adaptação à comida chinesa.  Nesse outro post  eu relatei também como é estar comendo ao lado de um chinês, porque a princípio você pode perder o apetite  caso tenha s

Baladas na China - Bares e clubes chineses | Parte I

Você imagina como seja uma danceteria na China? Eu não fazia a menor ideia!  Os clubes chineses são bem diferentes dos nossos em todos os aspectos. Eu trabalhei muito tempo na "night chinesa" e hoje quero falar um pouco de como é a vida noturna na China . Primeiramente quero falar qual é o meu trabalho na China . Muitos sabem que estou aqui mas não sabem exatamente o porquê. Pois bem, vamos lá contarei a vocês como tudo funciona. Depois que terminei a faculdade de Educação Física resolvi que queria trabalhar com dança fora do Brasil. Procurei pela internet e achei a Latin Artistic Productions , hoje chamada L.art Produções , conversei com a proprietária e a partir dai começou minha história. Fui para São Paulo ensaiar e depois de três semanas eu estava na China. Somos um grupo de quatro pessoas, três mulheres e um homem, nosso estilo de dança é Hip Hop e Pop. O trabalho consistia em apresentações em clubes, hotéis, festivais e eventos. Chegamos na cidade chama

Hábitos Chineses

Tudo o que minha mãe me ensinou que é falta de educação aqui na China é normal! Lembro que quando comecei a postar a minha experiência sobre conviver com os chineses , algumas pessoas comentaram que eu estava mentindo , sendo que muitas outras pessoas se identificaram com os meus relatos. O que posso dizer é que possuímos ponto de vista diferentes sobre como a cultura nos atinge, e eu não inventaria algo sobre ao qual eu não presenciei. Não preciso disso. Passar férias em um determinado local é completamente diferente de viver dia-a-dia com uma cultura. Eu vivi quase 3 anos na China em mais de 30 cidades, desde das metrópoles a vilarejos.  Não acho que vivi o suficiente para conhecer a fundo os chineses, mas o pouco que eu conheci me deu informações suficientes para escrever a verdade nesse blog. Clicando aqui  você pode também conhecer mais o convívio direto com os chineses entre outros comportamentos diários.  Hábitos estranhos Vou separar alguns  hábitos estranhos

China, que país é esse???

  China Pirataria? Todo mundo de olho puxado? Miojo? Comer cachorro? O outro lado do mundo? Bom, essas foram algumas perguntas que me ocorreram quando descobrir que ia para China. Nunca havia passado na minha cabeça...  "Hoje acordei com vontade de viver dois anos na China",  não, não acordei com essa vontade e sim, vivi dois anos lá!  Quando eu me agenciei para trabalhar fora do país, a China não foi minha escolha mas sim a única opção naquele momento. E eu nem estava preocupada para qual país eu iria, minha ânsia pela viagem internacional era maior do que qualquer  " pré-conceito"  para com outra cultura que não fosse a minha. Então, a partir de agora vocês embarcam comigo em uma viagem cheia de aventuras sobre "Como é viver na China?" Cada um de vocês tem um motivo de estarem aqui. Ou porque me conhecem e querem ler o que eu vivi, ou porque gostam de ler sobre culturas diferentes, ou porque está planejando visitar ou  trabalhar na Chin