Pular para o conteúdo principal

Trabalhar na China | Visto de Negócios


China - Visto de Negócios

Em 2012 e 2013 o visto de negócio para os artistas que trabalhavam na China era a "grande jogada" para economizar dinheiro/tempo e evitar ser pego trabalhando com visto de turista. Não que ser pego trabalhando com visto de negócios fosse isentar o infrator. Porque não importa o tipo de visto, só é permitido trabalhar com o visto apropriado. O visto de negócios apenas dava uma falsa segurança por ser um visto com mais status. 

Como assim Status?

O visto de negócio é emitido para pessoas que naturalmente visitam a China para fazerem negócios.
Importação e exportação são as palavras que definem o visto de negócios. Ele dura(va) 6 meses e possuem múltiplas entradas para facilitar a vida dos empresários que precisam visitar a China várias vezes em um curto prazo, logo não precisam ficar refazendo o visto toda viagem. 
Com o visto de turista você só pode entrar na China uma vez, caso saia antes mesmo do visto expirar tem de fazer um novo. 
Há a opção de múltiplas entradas mas acaba ficando mais caro por apenas 3 meses de duração.

Esse é o terceiro post da saga "Trabalhar na China", para saber mais sobre Visto de Turismo clique aqui, ou sobre como é emitido o Visto de Trabalho clique aqui.

Me atrevo a dizer que o visto de negócios é um dos vistos mais emitidos na China. Tirando os artistas que conheci na China, conheci também muitas pessoas que realmente fazem negócios por lá. 
Todos sabemos a potência que é a China quando se trata de exportação.

Como que um artista que não faz negócios na China pode obter um visto de negócios?

Todo país tem seus métodos para a emissão de visto. Cada tipo de visto requer documentos diferentes. Para o visto de negócios os documentos são um pouquinho mais complexos do que o de turismo. Segue um exemplo bem básico.

Eu tenho uma empresa ou trabalho para alguma empresa que não pertence a China, então uso o nome da minha empresa na hora de enviar os documentos para a emissão do visto. 
Pode ser também, uma carta convite de alguma empresa chinesa para uma reunião de negócios. 
O visto de negócios por si só já  lhe remete sua função "negócios". É para fazer negócios e não para trabalhar para alguma empresa chinesa.

Working in china


Funcionou muito "bem" para muitos artistas durante alguns anos, mas depois o cerco foi se fechando.

A temporada no Happy Valley Park tinha acabado e consequentemente meu visto de trabalho também. Alguns artistas que trabalharam comigo no parque voltaram para o Brasil. Eu e mais duas artistas conseguimos contrato para seguir trabalhando.

Uma das meninas conseguiu um contrato como modelo em um clube chamado Truecolor, eu e outra dançarina conseguimos um contrato em um restaurante brasileiro dentro do Hotel Intercontinental em Foshan, uma cidade perto de Hong Kong.
Para continuar trabalhando precisávamos de visto válido, eu já não era mais inocente e sabia que nem todo contratante ia me dar um visto de trabalho. 
O clube Truecolor prometeu visto de trabalho para a modelo, mas precisava de um tempo para gerenciar as papeladas. Então fomos até Hong Kong para fazer o novo visto como os novos contratantes sugeriram.

Eu não estava com medo, pois eu estaria trabalhando dentro de um hotel renomado, as minhas colegas russas trabalham há anos na China em hotéis e nunca tiveram problemas, eu também não tive.
No hotel conheci um casal de venezuelanos que trabalhavam como músicos no bar. Eles trabalhavam para uma empresa de Pequim (Beijing), e tinham visto de trabalho. Essa empresa trabalha com entretenimento, músicos chineses e estrangeiros. Não me aprofundei nos detalhes, mas foi fácil de deduzir que talvez não fosse uma regra fixa de que o visto de trabalho precisava ser realmente emitido na cidade de trabalho.
Se alguém tem uma informação mais precisa pode deixar nos comentários.

E pela primeira e última vez fiz meu Visto de Negócios

Eu estava feliz, pois agora eu tinha de 6 meses. Bora trabalhar!


A felicidade durou apenas 3 meses.
Durante 2 meses eu trabalhei com minha amiga Isis, no terceiro mês entrou mais uma menina.
Agora éramos em três e não tínhamos planos de voltar para o Brasil. 
Finalizamos 1 mês de contrato e conseguimos outro também de 1 mês. 
Só que as outras duas meninas tinham apenas 2 semanas de visto válido!

E foi aí que a vaca foi pro brejo!

Quer saber como fomos pegas trabalhando ilegalmente?

Então não perca a próxima postagem que contarei o apuro que passamos!

Fiquem com Deus! Beijo da Gaivota!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como é viver na China? Chineses e seus hábitos estranhos

Chineses sempre surpreendendo! Eu poderia escrever um livro, pois a cada dia aparece uma surpresa. Igual um  "Kinder ovo" . Para quem pegou o bonde andando, não tem problema de ler esse post primeiro, mas saibam que os posts anteriores tem muitas informações sobre como é conviver com os chineses e seus hábitos. Uma das dicas chaves para se viver com chineses é: "aceitar que dói menos"! Você nunca vai mudar um hábito já enraizado na cultura deles. Se você não consegue aceitar comportamentos bem estranhos, melhor nem pisar na China ! Higiene pessoal; Corpo e vestimentas; Personalidade;                         Higiene Pessoal Começaremos hoje falando do princípio mais básico, higiene pessoal. Aff, isso é complicado por aqui. Grande maioria dos chineses não tomam banho todo dia, e ainda por cima não trocam de roupa , só não sei se trocam as peças íntimas, mas roupa não trocam não. Usam 3, 4 até 5 dias seguidos a mesma roupa. Imagina.... Não quero parecer rude

Comida Chinesa - O que os chineses comem?

Você que come Chinabox acredita que está comendo uma verdadeira comida chinesa? Lamento lhe informar que esse Chinabox aí é uma imitação barata para agradar o paladar brasileiro. Hoje quero escrever para vocês sobre comida chinesa . Ihulll . NÃO, PARA! Não vamos festejar ainda, porque comida na China é um tema complicado até certo ponto.  Antes de ir para China eu tinha pesquisado algumas coisas que me apavoraram,  e quando eu cheguei aqui eu tinha medo de comer as coisas que eu não conhecia e outras eu conhecia mas não sabia a procedência. Levou tempo para relaxar e aproveitar a culinária chinesa.   Nesse post  eu iniciei uma prévia sobre as comidas chinesa, principalmente as barraquinhas de ruas. Mas hoje quero aprofundar mais o assunto, porque para mim foi um choque muito grande fisicamente e psicologicamente a adaptação à comida chinesa.  Nesse outro post  eu relatei também como é estar comendo ao lado de um chinês, porque a princípio você pode perder o apetite  caso tenha s

Baladas na China - Bares e clubes chineses | Parte I

Você imagina como seja uma danceteria na China? Eu não fazia a menor ideia!  Os clubes chineses são bem diferentes dos nossos em todos os aspectos. Eu trabalhei muito tempo na "night chinesa" e hoje quero falar um pouco de como é a vida noturna na China . Primeiramente quero falar qual é o meu trabalho na China . Muitos sabem que estou aqui mas não sabem exatamente o porquê. Pois bem, vamos lá contarei a vocês como tudo funciona. Depois que terminei a faculdade de Educação Física resolvi que queria trabalhar com dança fora do Brasil. Procurei pela internet e achei a Latin Artistic Productions , hoje chamada L.art Produções , conversei com a proprietária e a partir dai começou minha história. Fui para São Paulo ensaiar e depois de três semanas eu estava na China. Somos um grupo de quatro pessoas, três mulheres e um homem, nosso estilo de dança é Hip Hop e Pop. O trabalho consistia em apresentações em clubes, hotéis, festivais e eventos. Chegamos na cidade chama

Hábitos Chineses

Tudo o que minha mãe me ensinou que é falta de educação aqui na China é normal! Lembro que quando comecei a postar a minha experiência sobre conviver com os chineses , algumas pessoas comentaram que eu estava mentindo , sendo que muitas outras pessoas se identificaram com os meus relatos. O que posso dizer é que possuímos ponto de vista diferentes sobre como a cultura nos atinge, e eu não inventaria algo sobre ao qual eu não presenciei. Não preciso disso. Passar férias em um determinado local é completamente diferente de viver dia-a-dia com uma cultura. Eu vivi quase 3 anos na China em mais de 30 cidades, desde das metrópoles a vilarejos.  Não acho que vivi o suficiente para conhecer a fundo os chineses, mas o pouco que eu conheci me deu informações suficientes para escrever a verdade nesse blog. Clicando aqui  você pode também conhecer mais o convívio direto com os chineses entre outros comportamentos diários.  Hábitos estranhos Vou separar alguns  hábitos estranhos

China, que país é esse???

  China Pirataria? Todo mundo de olho puxado? Miojo? Comer cachorro? O outro lado do mundo? Bom, essas foram algumas perguntas que me ocorreram quando descobrir que ia para China. Nunca havia passado na minha cabeça...  "Hoje acordei com vontade de viver dois anos na China",  não, não acordei com essa vontade e sim, vivi dois anos lá!  Quando eu me agenciei para trabalhar fora do país, a China não foi minha escolha mas sim a única opção naquele momento. E eu nem estava preocupada para qual país eu iria, minha ânsia pela viagem internacional era maior do que qualquer  " pré-conceito"  para com outra cultura que não fosse a minha. Então, a partir de agora vocês embarcam comigo em uma viagem cheia de aventuras sobre "Como é viver na China?" Cada um de vocês tem um motivo de estarem aqui. Ou porque me conhecem e querem ler o que eu vivi, ou porque gostam de ler sobre culturas diferentes, ou porque está planejando visitar ou  trabalhar na Chin